Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os órgãos, dirigentes da Junta Comercial do Estado de Sergipe – Jucese –, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE –, o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe – Sescap – e o Sindicato dos Contabilistas de Sergipe se reuniram nesta quarta-feira, dia 27.
Para Vinicius Baudouin Mazza, o encontro foi importante, pois o trabalho dos contabilistas é diretamente ligado aos serviços que a Junta oferece. “Nosso contato é muito grande, pois, geralmente, é o contador quem vem até a Junta, e não o empresário”, argumenta Vinicius Mazza. Vale ressaltar que cerca de 90% dos usuários da Junta são contabilistas.
Por isso, a Jucese pretende firmar esta parceria, a fim de aperfeiçoar os profissionais de Contabilidade para melhor atender aos seus clientes. “Através de palestras periódicas, vamos esclarecendo temas usuais e muito relevantes para a categoria, como alterações de empresas, principais exigências, etc”, ressalta.
De acordo com ele, assim, a Junta estará cumprindo e até indo além do papel dela, oferecendo uma espécie de consultoria aos profissionais. “O ideal é reciclar os contabilistas, porque algumas coisas mudaram com relação ao registro de comércio. Dessa forma, evitaremos o retrabalho, uma coisa que atrasa bastante os nossos serviços”, acrescenta Mazza.
Para Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CRC/SE, a parceria será fundamental para ambos os órgãos. “É preciso haver essa comunicação. Apoiaremos toda mudança que for revertida em eficiência, como tem acontecido na Junta”, afirma Aécio Prado.
De acordo com o presidente do CRC/SE, a possibilidade de discutir, de opinar, é muito importante para a classe. “Esse relacionamento saudável entre contabilista e Junta, corrigindo vícios, é fundamental para o bom exercício das atividades”, ressalta Aécio Prado.
Jadson Ricarte, do Sescap, concorda. “Temos um ótimo relacionamento, baseado no diálogo. Toda mudança causa impactos, então, vamos contorna-los e continuar nos beneficiando”, argumenta Jadson.
Além dos presidentes dos órgãos, Jorge Kleber Lima, secretário-geral da Junta, Isnard Barreto, diretor de Registro do Comércio, Salete Barreto, vice-presidente do CRC, também participaram da reunião.
Termo de Cooperação
Além disso, os órgãos pretendem ainda firmar um Termo de Cooperação, que também visa a facilitar o trabalho de fiscalização do Conselho. Nele, a Jucese informará os dados das empresas que registram livros de balanço e o Conselho dará retorno com relação à consistência dos dados.
Ascom/Jucese