O detento Jonata Souza Melo, conhecido como NINHO, 21 anos, foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em Aracaju (SE), após passar mal em uma das celas da Penitenciária Estadual de Areia Branca (Peab), no agreste sergipano.
De acordo com informações prestadas por familiares, o jovem vinha se queixando ultimamento de maus tratos praticados por outros detentos dentro da cela. Já a direção do Desipe, suspeita que Jonata tenha sido vítima de overdose, enquanto a familia desconfia de envenenamento.
O detento foi levado quarta-feira, dia 25, para a unidade hospitalar de saúde com vários sintomas, inclusive ele já estava urinando sangue, segundo relato dos próprios familiares.
Jonata Souza Melo era natural de Itabaiana (SE) e morava no conjunto Maria do Carmo Nascimento Alves. Ele estava no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão (SE), após ter sido preso no dia 28 de fevereiro de 2011, sob acusação de de crimes de roubo, porém há seis meses foi transferido para o presídio de Areia Branca e sua saída da penitenciária estava prevista para o próximo dia 5 de maio.
O corpo de Jonata Souza Melo foi encaminhado para autópsia no Instituto Médico Legal Dr. Augusto Leite, na capital sergipana, e somente o laudo médico apontará a causa de sua morte.