Já está tudo pronto para a realização do concurso público do magistério estadual promovido pelo Governo de Sergipe, que vai ocorrer neste domingo, 1°. Os mais de 32 mil candidatos que vão concorrer a uma das 1.700 vagas para professor da Rede Estadual de Ensino devem chegar meia hora antes do início das provas objetiva e de redação, que está marcado para às 8h. O concorrente deve portar caneta esferográfica transparente azul ou preta e documento de identificação com foto. Fica a critério do candidato levar o cartão de inscrição.
Como membro da comissão do concurso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) conferiu todos os detalhes do planejamento elaborado pela Fundação Carlos Bittencourt (Funcab) para que a prova transcorra de forma tranquila e segura. Foram contratadas cerca de 2,5 mil pessoas para trabalharem como fiscais e coordenadores, e 31 instituições foram requisitadas para sediarem a realização das provas, dentre elas três campus da UNIT -Propriá, Estância e Itabaiana -, e as cinco didáticas do campus da UFS em São Cristóvão. Todas as unidades foram escolhidas pela localização acessível, segurança, capacidade de pessoas por sala, além de boas instalações.
Os 32 mil candidatos foram bem distribuídos entre as cidades e locais de aplicação da prova. Ela será realizada em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá. A estrutura montada para a realização das avaliações conta com 457 salas para atender aos 17.503 candidatos que serão convocados para responder às provas pela manhã e 398 salas para atender aos outros 15.245 que farão as provas à tarde, quando serão aplicadas para os concorrentes ao cargo de professor de Língua Portuguesa e Polivalente.
Suporte
O concurso contará com o suporte da Polícia Militar e o apoio da Energisa. A PM foi solicitada para fazer o policiamento ostensivo nas proximidades dos locais das provas e nos trajetos por onde devem passar um grande número de candidatos. Além disso, a empresa de fornecimento de energia no Estado se comprometeu, após solicitação da Seplag, a não realizar cortes de energia nas instituições de aplicação das provas.
Segurança das provas
Para assegurar o não vazamento das informações que constam no material de avaliação objetiva do concurso, foi montada uma estratégia especial por parte da Funcab. As provas serão entregues por uma empresa contratada para esse fim. Sendo assim, os malotes com elas chegarão nesta sexta-feira, 30, pela manhã, e serão entregues diretamente no hotel onde a equipe da Funcab está hospedada em Aracaju. Seguranças contratados pela fundação estarão aguardando a chegada dos malotes no hotel, permanecendo naquele local até a saída para as escolas da capital no domingo. Os malotes serão guardados em compartimento onde não será permitida a entrada de pessoas.
Ainda na sexta-feira, os coordenadores dos locais de aplicação de prova do interior seguirão para cada uma das cidades com seus respectivos malotes acompanhados por seguranças. Inclusive, todas as escolas da capital e demais municípios foram vistoriadas previamente. Para constatar se as condições das escolas permanecem inalteradas desde a última vistoria, foi realizada uma nova inspeção na sexta-feira.
ASCOM/SEED