A logística envolvendo recursos humanos, materiais e estrutura física para as provas de domingo, dia 1º de abril, já está pronta para atender aos mais de 32 mil candidatos que irão disputar 1700 vagas para professores da Rede Estadual de Ensino. Como membro da comissão do concurso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) conferiu todos os detalhes do planejamento para o concurso, apresentado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt, para que a prova transcorra de forma tranquila e segura.
Para isso, o concurso contará com o suporte da Polícia Militar (PM/SE) e o apoio da Energisa. “A PM foi solicitada para fazer o policiamento ostensivo nas proximidades dos locais das provas e nos trajetos por onde devem passar um grande número de candidatos. Além disso, a empresa de fornecimento de energia no estado se comprometeu, após solicitação da Seplag, a não realizar cortes de energia nas instituições de aplicação das provas”, pontua o secretário Oliveira Júnior.
Sobre os recursos humanos, Zélia Maria Apóstolo, gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, aponta que já foram contratadas cerca de 2,5 mil pessoas para trabalhar como fiscais e coordenadores. “Quanto à estrutura física, contamos com 31 instituições para receber os candidatos, contando com três campus da Unit e cinco didáticas da UFS. Todas elas foram escolhidas pela localização acessível e segura, capacidade de pessoas por sala, além de boas instalações”, revela a gerente.
Segurança das provas
Para assegurar o não vazamento das informações que constam no material de avaliação objetiva do concurso, o secretário Oliveira Júnior revela que foi montada uma estratégia especial por parte da Funcab. “As provas serão entregues por uma empresa contratada para esse fim. Sendo assim, os malotes com elas deverão chegar na sexta feira pela manhã e serão entregues diretamente no hotel onde a equipe da Funcab, que ficará em Aracaju, se hospedará. A segurança contratado pela fundação estará aguardando a chegada dos malotes no hotel, permanecendo naquele local até a saída dos malotes para as escolas da capital no domingo. Os malotes serão guardados em compartimento onde não será permitida a entrada de pessoas”, informa o secretário.
Ainda na sexta-feira, os coordenadores dos locais de aplicação de prova do interior seguirão para cada uma das cidades com seus respectivos malotes acompanhados por seguranças. Inclusive, todas as escolas da capital e demais municípios foram vistoriadas previamente. Para constatar se as condições das escolas permanecem inalteradas desde a última vistoria, será feita uma nova inspeção na sexta-feira. Quanto à coordenação de concursos públicos, a Funcab possui experiência com diversos órgãos. “Ao selecionar a Funcab, levamos em consideração fatores específicos como o fato da empresa já ter sido responsável por outros concursos que foram concluídos com êxito, como o do Detran, ou ainda estão em andamento, como o da Prefeitura Municipal de Aracaju”, pontua Andrea Macedo.
Agência Sergipe de Notícias