A construção do Canal de Xingó foi classificado como prioritária para Sergipe, por Antonio Carlos Valadares, senador da República e coordenador da bancada no Congresso Nacional, durante pronunciamento na reunião de senadores que integram a Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, que compõe a Comissão de Desenvolvimento regional e Turismo (CRD) do senado Federal. A reunião aconteceu no auditório do Hotel Fazenda Boa Luz, na manhã desta segunda-feira (19/03).
“Quero colocar como prioridade das nossas preocupações no Senado Federal e como coordenador da bancada de Sergipe, a construção do projeto Canal de Xingó”, afirmou, lembrando representar o empenho e preocupação de todos os deputados federais e senadores de Sergipe.
Valadares afirmou ainda que, no gabinete do Ministro Fernando Bezerra, em Brasília, na presença do governador Marcelo Déda, assinou como testemunha, um convênio de cooperação técnica para alocação de recursos do Ministério da Integração Nacional para o Governo de Sergipe, visando à implementação do projeto básico da construção do Canal de Xingó.
“Um projeto tão importante para o desenvolvimento da região e, principalmente, para Sergipe”, reconheceu o senador, antecipando que a implementação total do projeto está estimada em R$ 4 bilhões.
“Quero dizer que não só eu, mas todos que compõem a bancada sergipana, estão preocupados com a realização deste projeto, de R$ 4 bilhões, a ser implementado pelo Ministério da Integração”, disse, acrescentando que o empreendimento tem o empenho do ministro Fernando Bezerra, assim como, do governador de Pernambuco e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB, Eduardo Campos.
Turismo – Valadares também enalteceu o empenho do Governo de Sergipe na realização de obras de infraestrutura que beneficiam o desenvolvimento turístico do estado.
“Gostaria de avisar que o Sergipe tem realizado muitas obras, dentro de uma infraestrutura importante não só para empreendimentos da indústria, como também para o fortalecimento do turismo regional. Hoje, o estado de Sergipe, possivelmente, seja, no Nordeste, aquele que tenha uma melhor estrutura viária regional. O Estado é cortado de ponta a ponta por estadas feitas, construídas ou reconstruídas, notadamente, neste governo, tendo mais de mil quilômetros de estradas colocadas à disposição de quem trafega pelo território sergipano. Isto é benéfico”, avaliou.
O senador também enalteceu as belezas naturais de Sergipe, citando as Praias do Saco e do Abaís, entre outras, como atrativo para o turismo.
Valadares também ressaltou a infraestrutura portuária disponível em Sergipe. “Temos uma estrutura confortável do ponto de vista da existência de portos. Um porto que foi construído quando eu era governador do Estado. Eu tive a honra de entregar este porto, que antes era apenas um porto destinado estritamente à produção mineral. Depois, se tornou um porto de cargas gerais e navios de grande porte”, concluiu.
Jornalista Eliz Moura – DRT 110.138/AL