Parque infantil; quadras de tênis, futebol society e de areia; pista de caminhada; deck para contemplação do rio Poxim; escola de remo; quiosques; restaurante; lanchonete; complexo esportivo, equipado com 39 aparelhos de ginástica e privilegiado por uma grande área verde; são alguns dos atrativos distribuídos pelos 65 mil m² do Parque Governador Antônio Carlos Valadares, popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros, visitado na manhã desta sexta-feira, 16, pelo governador Marcelo Déda e pelo vice-governador Jackson Barreto. Segundo o governador, o parque será inaugurado no próximo dia 30 de março, como um presente a cidade de Aracaju e sua população, pelos 157 anos da capital sergipana.
A visita teve por objetivo avaliar os últimos detalhes da reforma do parque, que se encontra em fase de conclusão. Atento e encantado com a beleza do local, após a obra realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seifra), Marcelo Déda inspecionou cada parte do local e orientou sua equipe para reajustar alguns detalhes, priorizando sempre a segurança, conforto, acessibilidade e preservação ambiental do espaço.
“Viemos realizar uma inspeção, nesta fase final das obras do parque, para verificar o estágio e o andamento das obras para tomar algumas decisões em relação a alguns detalhes. Fiquei extremamente surpreendido, porque está um dos mais belos lugares de lazer do Brasil, um dos mais belos parques do país”, comentou o governador ao se maravilhar com a beleza e infraestrutura do local.
Com um investimento superior a R$ 7,5 milhões, a recuperação do parque, sinônimo de lazer para os aracajuanos na época de sua construção, mas que se encontrava abandonado há mais de 10 anos, promoverá o desenvolvimento e a expansão da região, além de resgatar o significado do parque para as famílias sergipanas e oferecer à capital mais um belo atrativo turístico.
“Pelo que vi hoje, no dia 30 já temos plenas condições de inaugurar o parque, após essa inspeção, já autorizei os secretários Valmor e Maurício, e ao o chefe da casa civil e ao secretário da Comunicação para preparar todo suporte para inauguração no próximo dia 30 de março, como marco de encerramento do mês da cidade. É o grande presente que o Governo do Estado oferece a Aracaju no mês do seu aniversário”, afirmou Marcelo Déda.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a principal ideia embutida na reforma do parque é a de oferecer um espaço de lazer diversificado para a família sergipana. “Nós pegamos 65 mil m² de área e fizemos uma repaginação. A filosofia que colocamos aqui é a de oferecer um espaço onde tanto as pessoas da melhor idade, como jovens, adultos e crianças possam utilizar o parque para fazer atividades físicas, caminhadas matinais, piquenique, andar de bicicleta, pois só de ciclovia temos quase 1,5 km, ou seja para a família chegar e contar com atividades para todos. A ideia foi concentrar as famílias aqui: crianças brincando, o pai fazendo uma caminhada e a mãe também, contando com restaurante á beira do rio, a estrutura para esportes náuticos, entre outros. Assim, o povo sergipano vai receber este parque totalmente reconstruído e com o que há de mais moderno”, explicou o secretário.
Agência Sergipe de Notícias