O Sport Club Corinthians Paulista é o grande campeão da Copa do Brasil 2025. Neste domingo, o Timão conquistou o título nacional ao vencer o Vasco por 2 a 1, em pleno Maracanã lotado, no Rio de Janeiro (RJ). Yuri Alberto abriu o placar, enquanto Nuno Moreira deixou tudo igual no fim do primeiro tempo. Já na etapa final, Memphis Depay balançou as redes e decidiu para o Alvinegro paulista.
Para a felicidade dos torcedores, o Corinthians é o campeão da Copa do Brasil 2025. O Timão percorreu um longo caminho para alcançar o título. A equipe alvinegra entrou no torneio já na terceira fase e passou pelo Novorizontino para chegar às oitavas. Depois, despachou outras grandes equipes do futebol brasileiro, como Palmeiras (oitavas), Athletico-PR (quartas) e Cruzeiro (semis).
Já na grande final da Copa do Brasil neste domingo, o Corinthians venceu o Vasco, assim como o fez 25 anos atrás, no mesmo Maracanã, na final do Mundial de Clubes da Fifa de 2000.
Esse é o quarto título de Copa do Brasil do Corinthians, que igualou o rival Palmeiras como segundo maior campeão. Anteriormente, o Timão conquistou o título nacional em 1995, ao vencer o Grêmio; em 2002, quando superou o Brasiliense; e em 2009, sobre o Internacional. Além disso, o Alvinegro paulista ainda encerrou um jejum de oito anos sem ganhar uma competição nacional — o último havia sido o Campeonato Brasileiro de 2017.
Com a conquista, o Corinthians encerrou a temporada com dois títulos. O Timão levou o Paulista sobre o Palmeiras em março e, agora, fecha o ano com a Copa do Brasil sobre o Vasco.
A partida começou muito estudada no Maracanã, com as duas equipes adotando uma postura cautelosa, como é costumeiro em uma final. Com 14 minutos, o Corinthians chegou pela primeira vez. Matheuzinho apareceu pelo lado direito e tocou para Yuri Alberto. O camisa 9 invadiu a grande área e chutou para fora. Dois minutos depois, o Vasco respondeu em cobrança de falta para dentro da área, e Rayan cabeceou pela linha de fundo.
Foi aos 18 minutos que o Corinthians inaugurou o placar na final da Copa do Brasil. Raniele encontrou lançamento para Matheuzinho, que dominou pelo lado direito e lançou Yuri Alberto em profundidade. O centroavante dominou dentro da área e deu apenas um toquinho na saída de Léo Jardim. A bola ainda bateu na trave antes de terminar no fundo das redes.
Aos 25 minutos, o autor do primeiro gol, Yuri Alberto, desperdiçou uma oportunidade de ouro para aumentar a vantagem do Corinthians. José Martínez conseguiu ótimo lançamento e o camisa 9 saiu cara a cara com Léo Jardim novamente, mas dominou errado e mandou por cima do gol do Vasco.
O Vasco respondeu aos 30 minutos do primeiro tempo na bola parada. Coutinho cobrou escanteio aberto para dentro da área e Thiago Mendes subiu de cabeça, mas Hugo Souza caiu para fazer a defesa. Com 35 minutos, Rayan arrancou pela esquerda, invadiu a área e cruzou para trás, mas a bola passou por todo mundo e ficou com Raniele, que despachou para frente.
Foi aos 40 minutos que, depois de pressionar pelo empate, o Vasco deixou tudo igual na final da Copa do Brasil. Raniele errou passe no meio-campo e Coutinho acionou Andrés Goméz. O atacante cortou André Ramalho e cruzou na segunda trave. Nuno Moreira subiu alto e superou a marcação corintiana, cabeceando forte e igualando o placar no Maracanã.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Carrillo), José Martínez, Maycon (André) e Breno Bidon (Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro Tchoca).
Técnico: Dorival Júnior
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (David), Robert Renan e Puma Rodríguez (Matheus França); Cauan Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho (Tchê Tchê); Nuno Moreira (GB), Andrés Goméz e Rayan.
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: Gazeta Esportiva
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram























































