Os policiais rodoviários federais Carlos Eduardo Mariath Macedo e Rodrigo Pizetta Fraga foram velados em capelas lado a lado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste, no início da tarde deste sábado (19). A cerimônia reuniu dezenas de agentes da PRF, que seguiram em comboio da sede da corporação para homenagear os colegas mortos em um acidente de carro durante uma perseguição na Avenida Brasil, na altura de Vigário Geral, Zona Norte, na sexta-feira (18).
Durante o velório, familiares das vítimas, abalados, ficaram no interior das capelas e receberam carinho dos policiais que estiveram no cemitério. Por volta das 15h, os dois caixões deixaram o espaço juntos e seguiram em direção às sepulturas. As famílias acompanharam a marcha no veículo utilizado para levar Mariath e Pizetta aos túmulos. Sob forte comoção, elas passaram por uma fila formada por agentes da PRF, que realizaram uma salva de tiros em homenagem aos dois. Por fim, um helicóptero lançou pétalas de rosa sob o cemitério.

Acidente com viatura da PRF e carro de passeio deixa mortos na Zona Norte do Rio — Foto: Evandro Cardodo/TV Globo
O policial Diego Abreu de Figueiredo, que também morreu na colisão, foi sepultado no início da tarde desse sábado, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Yuri Zarjitsky, outro agente que também estava no carro, foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, ele recebeu alta médica da unidade no mesmo dia.
Testemunhas afirmam que, com o impacto da batida, os policiais foram arremessados para fora da viatura, que ficou completamente destruída. Eles colidiram ainda com um carro de passeio, que capotou algumas vezes, parando ao bater em um poste. Um casal e uma criança ficaram feridos.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, manifestou profundo pesar pela morte dos agentes.
“O ministro expressa solidariedade às famílias e amigos das vítimas, reiterando o compromisso do Governo Federal em prestar todo o apoio necessário aos familiares neste momento de dor. Os policiais envolvidos estavam no exercício de suas funções, empenhados em garantir a segurança nas rodovias federais durante o feriado”, disse o ministério em nota.
Quem eram os agentes
Segundo a PRF, Figueiredo ingressou na instituição em janeiro de 2022 e estava lotado na Delegacia do Rio de Janeiro. Ele tinha 47 anos, era casado e deixa um filho. Já Mariath ingressou em 21 de fevereiro de 2017 com lotação na Delegacia de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele tinha 41 anos, também era casado e deixa dois filhos.
Por último, Pizetta integrava a instituição desde setembro de 2012 e também atuava na Delegacia de Caxias. Ele tinha 47 anos, era casado e deixa uma filha.
O caso foi registrado na 38ª DP (Brás de Pina) e a perícia foi feita no local. Agentes buscam imagens de câmeras de segurança da região e realizam outras diligências para apurar os fatos.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: O Dia