Um vídeo mostra o momento em que o avião da Azerbaijan Airlines atinge o solo e pega fogo na madrugada desta quarta-feira, 25, próximo a cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave tinha 67 pessoas a bordo e foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).
Segundo a agência Reuters, o avião tinha saído de Baku, a capital do Azerbaijão, rumo à cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. No entanto, a cerca de 3 km da cidade cazaque de Aktau, a aeronave Embraer 190, voo J2-8243 foi forçada a realizar um pouso de emergência.
Até a manhã desta quarta, a informação é de 32 pessoas sobreviveram ao acidente. Já o número de mortos ainda não é oficial. A Associated Press estima que há mais de 30 vítimas fatais, enquanto a Al Jazeera indica quatro óbitos.
Quem se manifestou sobre o caso foi o presidente ruso Vladimir Putin. O chefe de Estado prestou condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pelo acidente.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo [onde participava de uma cúpula]. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau”, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver”, acrescentou.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Portal Terra