Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) que atuaram na missão humanitária no Rio Grande do Sul receberam, na manhã desta terça-feira, 28, o Certificado de Reconhecimento pela atuação de destaque nas enchentes que atingiram o Sul do Brasil no mês de maio. Cerca de 16 profissionais já voltaram da missão. Uma nova equipe ainda está em processo de deslocamento.
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, ressaltou que é uma imensa gratidão homenagear esses médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que tanto fizeram pela sociedade. “Os profissionais que foram para missão são especialistas em situações de urgência e emergência, capacitados pelo serviço aeromédico; logo, essa menção honrosa é para enaltecer e valorizar o trabalho que cada um fez de forma voluntária, dedicando tempo e sua disponibilidade em prol do resgate e salvamento das pessoas no Rio Grande do Sul”, agradeceu o superintendente.
A missão dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Samu 192 Sergipe foi trabalhar no Hospital de Campanha, uma instalação médica temporária, geralmente montada em resposta a uma situação de emergência ou desastre, para fornecer assistência médica rápida e eficiente.
Para a médica Beatriz Mendonça Martins, a palavra que mais define a experiência foi gratidão. “Fico muito feliz por estar numa posição que eu podia fazer a diferença na vida das pessoas. O certificado é só o reconhecimento do nosso trabalho, mas o verdadeiro significado ficou lá no Rio Grande do Sul, onde nós pudemos fazer a diferença, colocando em prática nossos conhecimentos durante esses 20 dias que passamos no RS”, contou a médica.
O enfermeiro Leonardo Tavares ressaltou que o que mais marcou foi a força de vontade dos gaúchos. “As vítimas estavam muito esperançosas para poder recuperar suas residências. Eles possuem um senso de pertencimento à terra e aos seus familiares, essa determinação deles nos encorajaram bastante a continuar nosso trabalho, a dar nosso melhor”, finalizou o enfermeiro.
Serviço aeromédico
Com a ampliação do serviço aeromédico, Sergipe passou a figurar entre os principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país, incorporando uma nova realidade na vida dos sergipanos, tendo realizado desde a sua reformulação 147 ocorrências. Para melhorar a proteção dos profissionais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Samu 192 Sergipe, entregou aos profissionais, entre médicos e enfermeiros, 27 macacões antichamas, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para ser utilizado durante os resgates feitos pelo aeromédico.
Para atender às demandas do serviço, 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas, foram habilitados por meio do estágio de qualificação para tripulação de voo, dando início às operações em 1º de maio de 2023.
Dessa forma, os resgates aeromédicos passaram a adotar protocolos clínicos de incidentes com necessidade de apoio da aeronave, possibilitando avançar na melhoria da assistência pré-hospitalar, com pacientes em risco eminente de vida, em diversas patologias, dentre estas, cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV).
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Agência Sergipe de Notícias