O alerta de chuvas e ventos intensos em Sergipe, emitido nessa terça-feira (19), foi prolongado até as 12h da quinta (21), de acordo com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (Semac). Em Neópolis, uma mulher morreu atingida por um raio. Em Nossa Senhora da Glória, um homem morreu por choque elétrico. Já em Aracaju, uma estrutura de palco desabou na Praia da Atalaia.
Segundo o alerta, continua a possibilidade de rajadas de vento, chuva de granizo, trovoadas e descargas elétricas.
O acumulado de chuva varia entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Os ventos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.
A explicação para o fenômeno, de acordo com a Semac, é a aproximação de um vórtice ciclônico de altos níveis, que está favorecendo a formação de áreas de instabilidade no estado. Nos médios e altos níveis da atmosfera o vórtice está intenso e a atmosfera apresentando bastante umidade devido à apresentação do sistema meteorológico e das águas mais aquecidas do Oceano Atlântico Sul.
A Defesa Civil de Aracaju reforçou a alerta e informou que há previsão de chuvas com intensidade moderada para as próximas 48h em Aracaju, com possibilidade de ventos fortes e raios a partir da tarde desta quarta-feira (20). Para que a população possa redobrar o estado de observação, especialmente, nas áreas de risco, um aviso foi emitido pela Defesa Civil, através do Serviço de Alerta por SMS 40199. O órgão pode ser acionado através do serviço emergencial 199, que funciona 24h.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: G1/SE