Nesta segunda-feira, 30, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) marcou presença no lançamento da programação das eleições de 2024 da Rede Fan FM, em Aracaju. Além de apresentar as novidades planejadas pela emissora para o próximo pleito, o evento também serviu de palco para discussões relacionadas à importância do jornalismo responsável e do combate à desinformação no cenário político.
Rogério Carvalho destacou a necessidade de um jornalismo comprometido com a verdade, especialmente em um momento em que a disseminação de fake news tem sido um desafio para a democracia.” Acredito que o mais importante para a comunicação é mostrar todos os eventos que ocorrem durante uma eleição. Nós estamos em um período de fake news e estamos em uma fase difícil da nossa democracia, onde novas ferramentas e novas tecnologias estão sendo utilizadas no processo eleitoral, com fatos e versões que não são verdadeiros e que interferem diretamente no resultado das eleições”, afirmou.
O senador também enfatizou a importância da mídia tradicional, como o rádio e a televisão, que têm raízes históricas no jornalismo investigativo. Ele mencionou que esses veículos de comunicação desempenham um papel fundamental ao garantir a transparência nas eleições e no comportamento dos candidatos: “Portanto, a comunicação que eu chamo de tradicional, que tem raízes históricas, como o rádio e a televisão, é uma comunicação calcada no jornalismo investigativo, que tem a obrigação e é concessão pública e que tem que prestar satisfação à sociedade”, disse.
“Porque eles desempenha um papel fundamental para garantir que as eleições ocorram com a maior transparência possível, principalmente no comportamento e na forma de agir dos candidatos, o que tem sido muitas vezes desequilibrador do resultado eleitoral”, acrescentou.
”O PT terá candidatura própria em Aracaju”
Além de discutir a importância do jornalismo, o senador também abordou questões políticas locais. Ele mencionou a plenária do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Aracaju, que definiu que o PT terá candidatura própria na capital sergipana e manterá sua posição como oposição ao Governo do Estado. “O encontro do PT abriu as portas para que todos que desejem se colocar à disposição da disputa eleitoral estejam livres para fazê-lo. Além disso, definiu claramente que é oposição ao governo de Fábio Mitidieri e que terá um candidato a prefeito de Aracaju”, revelou.
“Portanto, nós assumimos esse protagonismo pelo menos como cabeça da chapa. Essa é a proposta e esse é o propósito”, destacou.
Ele comentou, ainda, sobre a importância da definição partidária, informando que “haverá um candidato ou candidata, e essa é uma definição do partido, o que é muito importante para o partido ter essa posição”. “Além disso, todos que quiserem pleitear essa condição estão liberados para caminhar, se articular e conversar com o que já está resolvido”, concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Assessoria de Comunicação