Você sabia que Luiz Gonzaga Nascimento se apresentou pela primeira vez aos 8 anos de idade? A pedido de amigos do seu pai, em 1920, ele substituiu um sanfoneiro em uma festa na fazenda Caiçara, em Pernambuco, e acabou tocando e cantando a noite inteira. Essas e outras curiosidades são apresentadas pelo pesquisador gonzageano, Paulo Vanderley, na exposição ‘Luiz Gonzaga – 110 Anos do Nascimento’, que segue em cartaz no Shopping Jardins, em Aracaju (SE), até este sábado, 21 de outubro. A mostra está aberta à visitação, das 10h às 22h, na Praça de Eventos Ipê, em frente à loja Riachuelo. O acesso é gratuito, mediante apresentação de cadastro de usuário do Shopping Jardins SuperApp (Android e iOS).
O evento proporciona uma incrível imersão no livro homônimo, de autoria do paraibano Paulo Vanderley, fruto de mais de 30 anos de pesquisa. Em exposição, estão mais de 100 itens pessoais de Luiz Gonzaga, como fotos raras, discos originais, indumentárias, documentos e, até mesmo, uma entrevista manuscrita concedida a uma revista de Luxemburgo nos anos 1970.
A mostra abre o baú das memórias do artista, como se ele próprio estivesse sussurrando suas histórias e “causos” nos ouvidos do visitante, que tem a oportunidade de explorar cada detalhe dessa rica trajetória navegando por ilhas com telas sensíveis ao toque, áudios com canções interpretadas pelo Rei do Baião e QR codes impressos que levam a entrevistas concedidas por ele a rádios e televisões. “Imagine-se percorrendo as páginas de um livro de memórias, onde os objetos pessoais de Luiz Gonzaga se transformam em capítulos de uma história única. É como se o mestre Gonzaga estivesse nos contando a sua história pessoalmente”, destaca o pesquisador Paulo Vanderley.
Leve a experiência para casa
Com quase 500 páginas recheadas de histórias e memórias, o livro “Luiz Gonzaga – 110 Anos do Nascimento” é a porta de entrada para o mundo do Seu Lua. A publicação é uma obra-prima contada em primeira pessoa, com áudios e imagens exclusivos acessíveis por QR codes. É como ter o artista como parceiro de boas prosas.
Quem preferir, pode adquirir um box especial que contém também lembranças incríveis de Luiz Gonzaga, como retrato 3×4 do artista, réplica de documento de carro, capas de discos, cópias de partitura e contrato e até uma cédula de “110 gonzagas”. O livro e o box completo estão à venda no local da exposição.
“A atração voltada para toda a família é uma excelente oportunidade para os avós e pais apresentarem Luiz Gonzaga aos netos e filhos. Programe-se e se deixe envolver pela magia do forró, pela alegria do baião e pela história desse artista único, que marcou a cultura do nosso país”, convida Acácia Sandes, gerente de marketing do Shopping Jardins.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de imprensa/Lotti+Caldas Comunicação