Publieditorial
Sergipe se destaca e, mais uma vez, conquista a 1ª colocação, em setembro, no ranking das unidades federativas que registraram os seus tempos de abertura de empresa. Com o tempo médio de seis horas, segue à frente dos estados da Bahia, com nove horas, na 2ª colocação, e do Piauí, com dez horas, na 3ª.
A principal razão para a obtenção desse resultado é a desburocratização do registro empresarial, por meio da virtualização de todos os processos de registro mercantil, que ocorrem totalmente on-line, por meio do Portal Agiliza. O empresário pode ter acesso aos serviços em qualquer dia e horário da semana. Entre eles estão a constituição, alteração e baixas de empresas; registro de livros, balanços, certidões simplificadas, específicas e de inteiro teor.
O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial, está empenhado no fomento ao empreendedorismo e na melhoria do ambiente de negócios. Além disso, tem trabalhado em um plano de ação que visa integrar todos os órgãos estaduais envolvidos com essa dinâmica, com o intuito de desburocratizar, ainda mais, o processo de licenciamento das empresas.
A autarquia é um órgão do Governo do Estado que contribui significativamente para as novas constituições. Ao lado dos demais órgãos, a Jucese busca oferecer um serviço desburocratizado com agilidade no processo de abertura de empresas. E a implantação desse projeto vai garantir que Sergipe continue ocupando o 1º lugar no ranking nacional e simplifique, ainda mais, todos os processos do registro mercantil.
Destaque nacional
O estado já é um destaque nacional na agilidade de abertura de novas empresas, estando invicto em 1º lugar neste ano. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Fonte: ascom/divulgação