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O número de manifestações do tipo reclamação recebidas pela Ouvidoria da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), entre os meses janeiro e junho deste ano, reduziu em 65% em comparação ao mesmo período dos dois últimos anos. Em 2023 foram registradas 25 manifestações, em 2022 foram 30 registros, enquanto em 2021 foram 72 demandas de ouvidoria.
Essa redução é reflexo de uma série de medidas adotadas pela Jucese. Para o presidente interino da Junta, Genisson Silva, a autarquia reduziu a necessidade de busca por atendimento, pois, além da celeridade e digitalização, o sistema é muito intuitivo e de fácil manuseio. “A Jucese é 100% digital. Por meio do portal agiliza, o empresário pode ter acesso aos serviços em qualquer dia e horário da semana. Também é possível consultar manuais e vídeos explicativos sobre os processos”.
A secretária-geral, Nayara Brito destaca as ações realizadas pela Junta. “Os dados são resultado de ações desenvolvidas pela autarquia com objetivo de simplificar e tornar mais ágil a prestação dos serviços, com melhorias no atendimento ao público, deferimento automático, celeridade na análise de processos, entre outros”, ressaltou a secretária-geral, Nayara Brito.
De acordo com o integrante da equipe de Ouvidoria da Jucese, Aroaldo Melo, a setorial percebeu uma redução considerável no volume de manifestações recebidas, sobretudo no que se refere às reclamações sobre o tempo de análise dos processos de registro empresarial e sobre canais de atendimento imediato. “Hoje, não acontecem reclamações recorrentes de assuntos pontuais, como esses, e o interessante é que a Junta analise cada assunto das manifestações e providencie ações com o objetivo de melhorar, ainda mais, o serviço prestado ao cidadão”, ressaltou o ouvidor.
O presidente interino também destaca sobre a busca de desenvolvimento alinhada ao Governo do Estado e demais secretarias. “Antes, os processos demoravam mais para serem analisados. Hoje, temos vários processos com aprovação célere e alguns com deferimento automático. Acredito que a desburocratização e celeridade nas análises de processos pela Jucese refletem o crescimento na abertura de empresas e colaboram com o desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou Genisson Silva.
Por ascom/Jucese