Os contribuintes de São Cristóvão que quiserem aproveitar a oportunidade e pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2023) com 10% de desconto têm prazo só até esta sexta-feira, 28 de abril, para efetuar o pagamento à vista.
Todos os contribuintes que realizarem o pagamento até amanhã, obterão esse desconto, pagando em guia retirada pelo site www.saocristovao.se.gov.br. O interessado deverá acessar o menu “Contribuinte” e clicar na aba “IPTU”. A partir disso, poderá inserir os dados e assim gerar os boletos.
Em caso de dúvidas, o Plantão Fiscal da Secretaria da Fazenda está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, pelo telefone (79) 3045-4924.
O contribuinte também haverá a opção de pagamento da Guia de Recolhimento com QRCode via PIX, o que traz mais facilidade. A quitação pode ser feita nos canais eletrônicos das instituições bancárias credenciadas ou mesmo por meio de aplicativos.
Aquele cidadão que queira realizar o débito do IPTU/2023 de forma parcelada, a primeira parcela vence no dia 28 de Abril, e as outras quatro seguem com vencimento nos dias 31 de maio, 30 de junho, 28 de julho e 31 de agosto, respectivamente. O menor valor de cada parcela para “pessoa física” é de R$ 89,25 e “pessoa jurídica” R$ 178,50.
Para este ano, ficam atualizados os valores venais dos imóveis em 5,90% com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e Especial – IPCA-E, acumulado de janeiro a dezembro de 2022, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A arrecadação efetiva do IPTU é exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000). O recolhimento dos impostos é investido em melhorias para a população, como serviços de abastecimento de água, iluminação pública, salários dos servidores públicos, saúde, entre outros setores, podendo ser utilizado de acordo com as necessidades do município. A repartição do IPTU é de 25% destinado à Educação, 15% à Saúde e 7% à Câmara dos Vereadores.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias