Proporcionando a experiência do primeiro emprego a dezenas de jovens do município, a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou na terça-feira, 01, a aula inaugural do Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz. Foram convocados 15 adolescentes após passarem por processo seletivo e serem aprovados dentre 106 candidatos.
Os jovens selecionados irão trabalhar quatro horas por dia, no contraturno do horário de estudo, sendo distribuídos entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e demais setores da Prefeitura Municipal. Antes da aula inaugural, os adolescentes passaram por dez dias consecutivos de formação dada pelo Centro de Integração Empresa Escola – CIEE.
O Procurador Federal do Trabalho, Raimundo Ribeiro, falou sobre a iniciativa da prefeitura e reconheceu Itaporanga como uma das cidades pioneiras na implantação do projeto. “É de grande importância termos gestões preocupadas com o primeiro emprego dos jovens. Assim, o adolescente garante a experiência exigida pelo mercado de trabalho e desenvolve ações importantes para seu aprendizado, contribuindo com a administração pública. Itaporanga dá um passo importante na garantia desse direito”, avaliou.
Jamily Contreira, candidata aprovada no programa, espera que o conhecimento adquirido ajude-a em trabalhos futuros. “Esse programa nos ajudará com o aprendizado, e a bolsa que vamos ganhar contribuirá para alcançar a independência financeira tão sonhada por nós, jovens. No futuro, será um diferencial importante para o currículo”, reconheceu.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, explicou como foi feito o processo de planejamento e implantação do programa. “A realização do Programa Jovem Aprendiz veio do desejo do prefeito Otávio Sobral de proporcionar aos jovens do nosso município a oportunidade do primeiro emprego. Com isso, foi realizada a Lei Municipal n° 727/2021 e a Secretaria de Assistência Social prontamente se uniu ao projeto”, explicou.
Ainda segundo a secretária, o número de contratados aumentará gradativamente. “Estamos realizados em dar início a esse programa com estes primeiros selecionados. Inclusive, nossa expectativa é ampliar o programa gradualmente em 2023 e 2024, dando novas oportunidades para outros munícipes ingressarem no mercado de trabalho”, concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Elaine Mesoli, Assessora de Comunicação /Head of Digital