O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais um edital para contratação temporária de recenseadores no Censo Demográfico 2022. Ao todo, são 15.075 vagas extras que exigem nível fundamental completo.
A previsão de duração do contrato é de cinco meses, podendo ser prorrogado de acordo com as atividades e recursos disponíveis pelo IBGE. A jornada de trabalho conta com, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração será por produção do setor censitário, conforme taxa fixada, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
As inscrições podem ser feitas até dia 1º de agosto em um dos postos listados no edital. Clique aqui para conferir.
Função
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.
Qual o salário de recenseador do IBGE
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Quais são os pré-requisitos para se inscrever no concurso para recenseador do IBGE
O pré-requisito para a função de Recenseador é ter o ensino fundamental completo. Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Quais são as atribuições do cargo?
As principais atribuições do recenseador são:
Coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor;
Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas; zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos;
Devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos; entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo com as instruções recebidas.
O que faz um recenseador?
O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Ele entra em contato com o público do Censo Demográfico 2022.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: André Martins/Revista Exame