Os caminhos para o futuro da citricultura nordestina estarão em discussão nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de agosto, em Aracaju, durante a 4ª edição do Citros Show Nordeste. Realizado pela Campos de Lima Consultoria, com apoio do Banco do Nordeste, o evento acontece pela quarta vez em Sergipe e reunirá produtores, pesquisadores, consultores e empresas da cadeia citrícola na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE). A programação de palestras e feira de negócios é gratuita e aberta ao público.
A escolha de Sergipe para sediar novamente o evento acompanha a relevância da citricultura para a economia estadual. Segundo dados do Observatório de Sergipe, aproximadamente 15 mil estabelecimentos agropecuários cultivavam laranja no Estado. A atividade está presente em 14 municípios das regiões sul e centro-sul e conta com uma estrutura industrial que absorve parte significativa da produção.
Ao mesmo tempo, a cadeia enfrenta um cenário de pressão provocado pela queda dos preços da fruta, custos de produção e dificuldades de escoamento. É nesse contexto que o Citros Show Nordeste coloca em debate uma questão que impacta diretamente as decisões no campo: diante do cenário atual, ainda é o momento de plantar ou é preciso cautela com novos investimentos? A proposta é oferecer elementos para que produtores avaliem os cenários e as perspectivas para a atividade.
Outro tema estratégico será a industrialização.
O evento discutirá o papel da indústria no futuro da citricultura nordestina e as possibilidades de ampliar o aproveitamento da produção e agregar valor à fruta. Em Sergipe, duas grandes indústrias de suco de frutas cítricas absorvem parte expressiva da produção estadual e também recebem frutas de produtores do norte da Bahia, segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
O encontro também terá uma discussão dedicada aos dados do IBGE para a citricultura, com informações que ajudam a dimensionar e compreender o perfil da atividade. Tecnologia e sanidade completam os principais temas do evento. Estarão em pauta alternativas para melhorar a qualidade das frutas e a eficiência no campo, mecanização da colheita, incluindo bioestimulantes, tecnologias de aplicação, manejo de pragas e doenças.
O cenário internacional também impõe desafios. Na safra 2025/26, as exportações brasileiras de suco de laranja cresceram 4%, enquanto a receita do setor caiu 27,3% com a redução dos preços internacionais, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O movimento reforça a importância de discutir alternativas para tornar a cadeia mais eficiente e competitiva.
Além da programação técnica, o Citros Show Nordeste contará com uma feira de negócios com máquinas, implementos agrícolas, insumos, tecnologias e serviços voltados à citricultura. A programação completa do Citros Show Nordeste está disponível no perfil @citros_show.
Fonte: ascom/divulgação





















































