Segundo dados fornecidos pelo Agiliza, sistema integrador estadual de abertura de empresas, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) tem como a principal exigência no registro de empresas a correção do instrumento, quando os dados informados divergem dos documentos apresentados. Estes erros de transmissão das informações representam 49,27% das exigências, que acabam travando o avanço dos processos.
Algumas das exigências mais comuns são: a correção da transmissão de dados, com 1818 processos; outras exigências a serem especificadas, com 559 processos; correção do instrumento, onde a informação do documento não confere com as constantes dos atos arquivados, com 368 processos; correção de dados informados via REDESIM, com 297 casos; inclusão ou exclusão de cláusulas, com 116 processos; entre outros.
Desde 2019, a Jucese oferece um serviço de Call Center, em horário comercial, que realiza, em média, 96 atendimentos ao dia e 2.000 atendimentos ao mês de clientes em busca de esclarecimento de informações para o preenchimento de dados de processos simples para a abertura de empresas. Os atendimentos, também, podem ser considerados como uma consultoria, onde os clientes ligam em busca do passo a passo de cada procedimento realizado através do sistema.
Como maioria absoluta, os escritórios de contabilidade representam 52,11% dos profissionais que buscam atendimento e informações com a Jucese; seguido dos contadores, com 33,53%; empresários, com 7,58; e outros com menor representatividade.
Vale ressaltar que a Jucese dispõe de inúmeros recursos para oferecer o melhor atendimento e da forma mais cômoda para os seus clientes. Além do atendimento na sede da instituição e do Call Center, a Junta possui os esclarecimentos da atendente virtual, conhecida como “JUSE”, através do site da instituição (https://www.jucese.se.gov.br/) e um canal no Youtube
(https://www.youtube.com/channel/UC8G8QlFxYO6ZVc180HoMk0g/featured) com vídeos tutoriais contendo o passo a passo de cada procedimento realizado através do órgão, seja para abertura, alteração, baixa de empresas ou outros.
A Jucese ainda oferece, em parceria com o Sebrae, a qualificação de profissionais que atuam nas prefeituras municipais para que o trabalho de desburocratização dos serviços dê ainda mais resultado na celeridade dos processos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Fonte: Jucese