Ainda dá tempo de tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições deste ano. Faltam exatamente três meses para o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre no dia 4 de maio. As eleições deste ano vão acontecer em 2 de outubro, no entanto, o brasileiro que completou 18 anos é obrigado a votar. Com isso, ele deve tirar o título eleitoral.
Como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, a justiça eleitoral passou a realizar a emissão do título de forma on-line, por meio do sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular. Para tanto, basta acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher os campos indicados com os dados pessoais: nome completo, e-mail, número do RG, local de nascimento.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovar a identidade do requerente: a primeira delas, fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação ao lado do rosto; as duas seguintes são da própria documentação utilizada na primeira foto. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência.
Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação referente ao serviço militar. As imagens devem estar legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Acompanhamento
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Após o processamento dos dados, caso não haja pendências, o eleitor poderá baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. O app permite o acesso fácil e rápido às informações pessoais do(a) interessado(a)armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral.
*Com informações do TRE/SE