O laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC) sobre o incêndio que ocorreu no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, divulgado nesta sexta-feira (6), mostrou que os fios elétricos foram submetidos a exames e foi identificado que os cabos possuem na composição o policloreto de vinila (PVC), substância tóxica quando submetidas a altas temperaturas. Peritos também encontraram fiação com seção interna mínima à recomendada.
A unidade não tinha Atestado de Regularidade, e a ocorrência provocou o agravamento do estado de saúde de cinco pacientes, que morreram.
A conclusão foi que o incêndio não foi provocado por ação direta e proposital. Também foi descartada a possibilidade da origem ser acidental, resultado de imprudência ou negligência de alguma pessoa ao manipular material ou produto incandescente.
O laudo ainda mostrou que as chamas iniciaram na sala de prescrição médica, onde estava o ar-condicionado que superaqueceu, como já havia mostrado um relatório do Corpo de Bombeiros. As chamas se propagaram para a de medicamentos, e seguiram para as demais áreas do hospital.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a responsabilidade é da empresa que administra o hospital, a Centro Médico do Trabalhador. A empresa não se pronunciou.
O incêndio
O incêndio ocorreu no início da manhã do dia 28 de maio deste ano, na ala Covid. Cerca de 72 pessoas estavam na unidade, entre pacientes e trabalhadores, que também passaram mal após a prestação de socorro.
As chamas foram combatidas rapidamente, segundo o Corpo de Bombeiros. Entretanto, a quantidade de fumaça acumulada na ala e a retirada dos pacientes acamados exigiu uma grande logística, que envolveu cerca de 20 bombeiros, além dos próprios funcionários do hospital, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e populares.
A unidade hospitalar foi reaberta no dia 30 de maio, após a realização de serviços de limpeza e reparos. Foram retomados os atendimentos clínicos, cirúrgicos, ortopédicos e de Covid-19.
Os trabalhos de perícia foram iniciados ainda no dia do incêndio.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: