O trabalho de conclusão (TCC) de curso “Foi pela honra: um projeto experimental de livro-reportagem”, de Williany Bezerra de Souza, egressa do Departamento de Comunicação Social da UFS, foi um dos três selecionados para apresentação no VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalimo Investigativo (Abraji).
A autora afirma que quando recebeu a notícia como uma surpresa, principalmente pela alta qualificação dos jurados. “Ver o meu trabalho entre os três selecionados para ser apresentado no congresso trouxe na hora uma sensação indescritível. Não foi só ter o trabalho selecionado, mas também ter sido escolhido entre 65 outros trabalhos de quase 50 instituições do Brasil. Eu me senti não só como alguém que conseguiu representar a UFS nessa seleção, mas o Nordeste”, diz.
O livro-reportagem foi produzido com técnicas do jornalismo investigativo, e conta a história sobre conflitos sangrentos que envolveram seis famílias do sertão pernambucano entre o final da década de 1980 até o começo dos anos 2000 e que deixaram mais de 150 pessoas mortas. “O livro reconstitui a história a partir da memória das pessoas que continuaram lá, das que saíram, e de moradores locais (de outras famílias)”, explica Williany.
A avaliação do TCC, orientado pela professora Sônia Aguiar, foi realizada na UFS em setembro do ano passado com banca composta pelos professores da UFS Carlos Eduardo Franciscato e Greice Schneider, que atribuíram a nota 10.
Segundo informações do site da Abraji, o processo de seleção foi feito por um comitê formado por 14 pareceristas, que tiveram que avaliar 65 trabalhos de quase 50 universidades do país, dos quais 42 monografias e 23 em outros formatos previstos no edital. A equipe realizou duas avaliações e foi necessária mais uma rodada de desempates. Os outros dois selecionados são do estado de São Paulo.
Os três trabalhos serão apresentados de forma remota no dia 10 de setembro, às 18h45, encerrando o evento sobre pesquisas acadêmicas, como parte da programação oficial do congresso.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom