Morreu neste domingo, 12, aos 60 anos, o artista plástico sergipano José Fernandes. Ele estava internado há cerca de 45 dias no Hospital Cirurgia, em Aracaju, em tratamento contra a Covid-19.
De acordo com a família, ele foi internado no dia 27 de maio com sintomas de pneumonia. Após a realização de exames, atestou a Covid-19. As alterações nas funções renais também complicaram o tratamento e ele não resistiu.
Carreira
José Fernandes tinha mais de 40 anos de carreira. Suas obras retratam temas regionais, a valorização feminina, as feiras, os mercados e tudo que engloba esse cenário, como pescadores, peixes, cavalos e galos. As pombas também são uma marca do artista.
Em 2018, o médico Marcelo Ribeiro contou a história dele em um livro, resgatando as dificuldades enfrentadas até alcançar o reconhecimento e valorização para viver da arte.
“Um dos maiores artistas plásticos que tivemos na história de Sergipe. Ele congregava todos em volta. Era uma pessoa extremamente inteligente, antenada, solidária, bom colega e a coisa mais importante de Zé Fernandes: aparentemente era um cara durão, mas que nada, era uma pessoa extremamente doce, do bem, humilde, de bons princípios, que fez muito pela coletividade. Sergipe está em pêsames pela grande perda que é Zé Fernandes nos deixar”, disse o escritor.
A família ainda não definiu o horário e o local do sepultamento, que deverá será realizado nesta segunda-feira, obedecendo os protocolos determinados pelas autoridades da saúde.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria extraída do G1 SE