São Cristóvão fechou o ano de 2019 com uma redução de 45,2% no número de mortes violentas, se comparado com a taxa registrada em 2018. Com isso, o município alcançou o melhor resultado no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs)- que engloba homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte – entre os anos de 2018 e 2019, em São Cristóvão. O comparativo também mostra uma diferença significativa relacionada a 2019 – 2016, com o 57,4%, e 2019 – 2017, 52,4%, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSPSE).
A redução é fruto do trabalho realizado pelo Departamento Narcóticos (DENARC) que atua em crimes como trafico de drogas, latrocínios, roubos e arrombamentos, o que gera uma grande relação com a cadeia do tráfico de entorpecentes, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Cavalaria da Polícia Militar, Grupo de Ações Táticas (GAT) e Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM).
A atuação das policias e departamentos envolvidos acontece no sentido de diminuir números de homicídios e compartilhar às informações com o DHPP, sendo que muitas vezes, o traficante está envolvido com o mando da prática de execução.
Um trabalho específico realizado pela Polícia Militar, Ações Táticas (GAT) e Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), em áreas de feiras, comércios e onde existem reclamações sobre índices de violência, também auxilia na atuação de combate.
A Redação do Portal SE Notícias conversou com o secretário de Estado da SSP/SE, Dr. João Eloy de Menezes, que enfatizou a importante participação da Prefeitura de São Cristóvão junto ao órgão. “O prefeito Marcos Santana nos procurou para tratar sobre o assunto. Ele tem se preocupado com a segurança pública do município, e se comprometeu em investir na recuperação de vias públicas e iluminação”, disse.
De acordo com o secretário, o caos instalado e o cenário de vulnerabilidade da população e serviços públicos ruins resultam em violência. “A redução passa pelos investimentos feitos pela Prefeitura”, analisa.
Em entrevista concedida ao Portal SE Notícias, o prefeito Marcos Santana disse que é com muita satisfação que a cidade recebe os dados, e que a prefeitura, em parceria com a SSP/SE, vem realizando ações importantes na cidade, a exemplo melhoria das estradas vicinais, vias, investimento na ampliação e modernização da iluminação pública e na prevenção em sala de aula, além da viabilização do curso de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
“Acredito que ações integradas geram resultados positivos. Tudo começa na escola, e iremos sempre trabalhar para que o índice de criminalidade diminua ano após ano, e que as famílias sancristovenses possam viver uma realidade diferente”.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Por Redação SE Notícias