O município de São Cristóvão, localizado na região Metropolitana de Aracaju, está entre os municípios brasileiros beneficiados pela portaria de número 1.922 do Ministério da Saúde para receber incentivos de custeio referentes à Gerência de Atenção Básica, com periodicidade da transferência mensal. Os recursos orçamentários correrão por conta do Ministério da Saúde. O município é o único de Sergipe a receber o benefício.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, explicou que já existia uma portaria dando benefícios às Unidades que tivesses gerentes com nível superior e que a Prefeitura já estava adequada na maioria das unidades. Esta semana, saiu a Portaria habilitando quatro Unidades de Saúde do município a receber incentivo por manter profissionais de nível superior na gestão das unidades.
“Já estávamos adequando por entender a necessidade de um olhar profissional e qualificado na gestão local do SUS, que são as Unidades Básicas de Saúde e, desde o ano passado, aguardamos essa decisão favorável. A gestão já vinha fazendo as mudanças nas gerências das Unidades pensando na qualidade do serviço ofertado ao cidadão. Hoje, temos profissionais de nível superior na gerência de sete unidades de Saúde”, declarou, acrescentando que São Cristóvão dispõe de 14 Unidades de Saúde da Família e de três pontos de apoio. Três unidades já estão inseridas no programa, que são Jairo Teixeira (sede do município) Massoud Jalali (Rosa Elze) e Maria José Figueiroa (Conjunto Eduardo Gomes)
O prefeito Marcos Santana ressaltou o pioneirismo do município, que pela segunda vez, é reconhecido pelo Ministério da Saúde por meio de portarias que ampliam o serviço ofertado pela rede de Saúde. “A saúde municipal deu um salto de qualidade e de resolutividade nos últimos anos e isso tem sido reconhecido pelo Ministério de Saúde por meio de seus programas. É a segunda vez que São Cristóvão é o primeiro município sergipano a receber ações do Ministério. Isso é muito representativo para todos os profissionais que fazem a saúde municipal”.
A portaria de número 1.922 favorece, ainda, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Joinville, São Bernardo do Campo, Orindiúva e Santo André.
Saúde na Hora
Em junho, São Cristóvão foi beneficiado com portaria de adesão ao programa Saúde na Hora. Primeiro município sergipano a aderir ao programa, a iniciativa amplia o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família. Lançado pelo Ministério da Saúde, o Programa amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.
Além disso, o município teve o reconhecimento do Ministério da Saúde quanto ao número de equipes de Saúde da Família credenciadas saindo de 11 para 24.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da SSP/SE