O município de São Cristóvão, na Grande Aracaju é o primeiro em Sergipe a aderir ao programa Saúde na Hora, iniciativa que ampliar o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família.
O Programa Saúde na Hora, lançado em maio, pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.
“Estamos preparados para estender o atendimento e teremos três unidades inseridas no programa, que são Jairo Teixeira (sede do município), Massoud Jalali (Rosa Elze) e Maria José Figueiroa (Conjunto Eduardo Gomes). São unidades localizadas em comunidades populosas e com fluxo alto de atendimento. É um projeto muito importante porque terá um incremento financeiro e impacto nas equipes de Saúde de Família”, explica o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.
Sobre o programa
A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.
Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações do Ministério da Saúde