Policiais Civis do Departamento de crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) instauraram inquérito para investigar um suposto desvio de recursos públicos provenientes da arrecadação do tributo com o abate de animais no matadouro da Prefeitura de Itabaiana.
O Departamento de crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 28, mandados de busca e apreensão no Matadouro e na sede da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Itabaiana.
O inquérito foi instaurado para apurar suposto desvio de recursos públicos provenientes da arrecadação do tributo/taxa com o abate de animais no Matadouro. A informação é de que era cobrada uma taxa de 50 reais por cabeça de gado abatida.
Através de ofícios encaminhados pela Prefeitura ao Ministério Público, cerca de 2500 a 3900 animais foram abatidos entre 2015 e 2017. Com isso, o valor recolhido com essa taxa cobrada pelo serviço público girou em torno de 24 mil a 39 mil reais.
Segundo a Prefeitura de Itabaiana, era cobrada a quantia de 10 reais por boi abatido. Entretanto, o valor cobrado aos boiadeiros era de 50 reais. Com isso, os outros 40 reais eram destinados informalmente à pessoas que atuavam no matadouro, sendo que algumas delas não possuíam vínculo formal com a Prefeitura.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ascom/PMI