A Prefeitura de Aracaju iniciará o cadastramento de cães e gatos machos a serem castrados gratuitamente no bairro Santos Dumont, na zona Norte da capital. O veículo do projeto Castramóvel vai começar a atuar nesta quarta-feira (9) em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Anália Pina de Assis, no conjunto Almirante Tamandaré.
A equipe do Castramóvel é formada por dois veterinários, auxiliares e estagiários, que realizam dez procedimentos cirúrgicos por semana. “Depois da castração eles se tornam mais dóceis, ficam mais em casa e o resultado disso, a longo prazo, é a diminuição da transmissão de doenças que têm o cão ou o gato como hospedeiros”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, em entrevista ao Portal G1.
De acordo com a programação do projeto, o Castramóvel atenderá os cães e gatos do Bugio. Para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência.
Confira os critérios para o cadastramento:
– O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo;
– Cada família poderá cadastrar até cinco animais;
– Os cães e gatos devem ter idade entre 5 meses e 8 anos de idade;
– Apenas os machos serão esterilizados;
– Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica;
– Animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
*Com informações do Portal G1