O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, na manhã desta segunda-feira (05), no quartel do comando geral, em Aracaju/SE, uma formatura para promoção de 12 oficiais, por antiguidade e merecimento. Dentre os promovidos, 03 militares ascendem ao cargo de coronel, 03 passam a assumir o posto de tenente-coronel, 04 tornam-se majores, 01 assume a patente de capitão e 01 chega à categoria de segundo-tenente.
Durante a solenidade, o governador do Estado, Jackson Barreto, parabenizou os promovidos e destacou a importância da valorização profissional, mostrando que, no ano passado, 211 bombeiros foram promovidos. Desse total, 11 oficiais e 120 praças alcançaram novos postos e graduação com amparo na Progressão por Tempo de Serviço (PTS).
“Não poderia deixar de comparecer a esta cerimônia, afinal, só no ano de 2017, o Corpo de Bombeiros realizou a promoção de mais de 200 dos seus membros, o que causa grande satisfação ao Governo do Estado. Também assinamos um Decreto (e a revogação do seu paragrafo único) que facilita a promoção dos militares. Hoje é dia de festa na corporação. Investir nos bombeiros militares é um compromisso que o Governo tem com a sociedade”, diz Jackson Barreto.
O Decreto ao qual o governador se refere é o 30.423/2016, que dispõe sobre o apostilamento. A revogação do parágrafo único garante o reconhecimento dos postos assumidos pelos oficiais e permite que eles concorram a promoções ainda este ano. Esse foi um dos avanços citados também pelo comandante do CBMSE, coronel BM José Erivaldo Mendes, que, em um breve relato dos sete meses em que está à frente da corporação, destacou os investimentos realizados para reforma do Centro de Ensino e Instrução, construção do quartel de Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, aquisição de equipamentos de proteção respiratória e recuperação de embarcações.
“Podemos citar ainda a autorização para o concurso para 200 soldados e 12 oficiais do Corpo de Bombeiros; a elaboração do Plano Estratégico 2018-2028; o Decreto de regulamentação da Lei 8.151, do Código Estadual Contra Incêndio e Pânico; o veto do Projeto de Lei que tirava o poder de polícia do CBMSE quanto à fiscalização da atividade de bombeiro civil e as parcerias firmadas com objetivo de captar recursos, seja por meio de emendas parlamentares, ou por meio do Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Federal”, explica o coronel Mendes.
O comandante ressaltou que foi feita uma reunião com a superintendência da Petrobras, para firmar parceria para construção de um quartel no bairro Atalaia, zona Sul de Aracaju, e citou a importância da implantação da Instrução Técnica (IT) nº 42/2017, que trata da simplificação no processo de regularização de empresas classificadas como de baixo risco, que correspondem, segundo ele, a 80% da demanda. Por fim, o comandante parabenizou os oficiais promovidos e lhes desejou sucesso, força e entusiasmo para continuarem trabalhando em prol da instituição e da sociedade sergipana.
“Com a grande alegria da promoção, vem também a responsabilidade da instituição de trabalhar para a sociedade sergipana. Pelo relato das ações desenvolvidas no período em que estamos à frente da corporação, podemos realmente ver o progresso do trabalho, não só o que o comandante está fazendo, mas o que toda a corporação está fazendo e, acima de tudo, como o Governo do Estado tem atendido as principais demandas do CBMSE. As promoções representam um grande estímulo a toda a corporação. Vemos, no dia de hoje, a satisfação das famílias em ver o seu familiar sendo reconhecido pelo Estado. Isso é de extrema importância para continuarmos a desenvolver um trabalho cada vez melhor para a sociedade”.
Para o ex major Luiz Carlos Alves, que está no Corpo de Bombeiros há 20 anos e foi promovido hoje, por merecimento, ao posto de tenente-coronel, este é um momento muito importante. “Todo oficial que sai da academia na condição de aspirante almeja chegar aqui neste posto, que antecede o posto de coronel – considerado o último cargo a galgar na carreira militar. É um momento de muita alegria, em que podemos compartilhar a felicidade com pessoas que fazem parte dessa história, pessoas importantes e que amamos, que são os nossos familiares e nossos amigos de caserna. Elas, com certeza, influenciam muito o nosso bem-estar dentro da corporação”, revela.
O novo tenente-coronel Douglas Farias de Morais também salientou o papel da família e dos colegas de trabalho para o sucesso na carreira. “É um momento muito feliz, momento de agradecer a Deus e a meus familiares por terem sido o principal suporte de minha caminhada profissional. É um momento de enfrentar novos desafios após 18 anos de corporação. Continuarei trabalhando para melhorar os serviços de atividades técnicas e estudando para estar sempre preparado para servir ao CBMSE onde for mais necessário. Obrigado a todos os amigos e irmãos de farda por estarem ao meu lado por todo este tempo”.
A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy; do subcomandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Lúcio Vasconcelos, do chefe do Gabinete Militar do Governo de Sergipe, coronel PM Eduardo Henrique Santos; do capitão dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Alessandro Pires Black; do comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, o capitão da Força Aérea Brasileira Diego Almeida Teixeira; do secretário de Estado da Comunicação, Salles Neto, do subcomandante do CBMSE, coronel Gilfran Mateus e demais autoridades civis e militares.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Comunicação/Bombeiros Militares de Sergipe