O aluno José Cláudio dos Santos Júnior, 16 anos, da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, localizada em Aracaju, irá representar o estado de Sergipe no concurso de Redação da Marinha do Brasil. No próximo domingo, 19, Dia da Bandeira do Brasil, ele irá receber o prêmio destinado aos alunos do ensino fundamental. A solenidade acontecerá às 11h30, na Capitania dos Portos de Sergipe.
“O meu maior sonho é fazer parte do quadro da Marinha do Brasil. Estou muito feliz por conquistar esse prêmio, que dedico aos meus familiares, amigos, professores e equipe diretiva do Manoel Luiz”, disse Júnior.
“Os marinheiros como sentinelas dos mares do Brasil”. Este foi o tema da redação destinada aos alunos do ensino fundamental. O concurso de Redação promovido pela Marinha do Brasil foi destinado a alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Eu passei mais de um mês pesquisando tudo sobre a Marinha, seja através de livros, revistas, documentários e filmes. Não é fácil passar num concurso tão importante, principalmente por ser aluno da rede pública e ser de origem humilde, mas para realizar sonhos, basta a gente acreditar, ter fé e trabalhar muito para conquistar os objetivos”, disse.
O diretor da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, professor João César de Oliveira Ribeiro, atesta que o jovem José Cláudio dos Santos Júnior é um aluno aplicado, responsável e querido pelos colegas. “Inclusive, Júnior é um dos representantes dos alunos no Conselho Escolar. Ele e a aluna Denise Micaleni foram eleitos este ano. José Cláudio é um aluno que nunca trouxe problemas para a direção da escola; sempre foi muito dedicado. O nosso aluno vencedor no concurso de Redação da Marinha do Brasil está provando mais uma vez que o estudante da rede pública tem valor”, disse o professor João César.
Felicidade
Desde que a notícia de que havia ganho o concurso de Redação da Marinha do Brasil foi dada pela coordenadora do Manoel Luiz, professora Gleide Nadja dos Santos Leite, que Júnior não para de comemorar. “Estou muito feliz mesmo. É uma emoção muito forte, pois participei e fui o vencedor de um concurso de redação, promovido por uma instituição militar que pretendo ingressar futuramente. A minha vitória também é de todos os alunos da rede pública de Sergipe”, ressaltou.
José Cláudio dos Santos Júnior reside no município de Nossa Senhora do Socorro. “Ficar em primeiro lugar nesse concurso foi a melhor notícia do ano que tive. Comemorei bastante com o meu pai, a minha mãe e a minha irmã. Vou continuar me dedicando aos estudos, pois pretendo realizar outros sonhos, e um deles é entrar na Marinha do Brasil”, disse o aluno.
“Cisne Branco”
A Operação “Cisne Branco” consiste em um concurso de redação de âmbito nacional, abrangendo temas relevantes e atuais da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é despertar nos jovens, seus pais e professores, assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, “Amazônia Azul” e à História Naval do Brasil, além de abordar as formas de ingresso na Instituição, contribuindo para despertar na comunidade escolar o interesse por assuntos relacionados à MB e às suas atribuições no mar.
Critérios da redação
De acordo com as normas do concurso, as redações tiveram que ser escritas de próprio punho e ter de 20 a 40 linhas. Na avaliação, foram considerados os seguintes critérios:
Conteúdo: Abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação; Desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese; Domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza no vocabulário empregado; Criatividade: inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo.
Temas
Ensino Fundamental: Os marinheiros como sentinelas dos mares do Brasil e Ensino Médio: A Marinha do Brasil e o progresso do país.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN