A partir das 8 horas desta quinta-feira, 5, a Secretaria de Estado da Saúde(SES) reúne os secretários municipais de Saúde para discutir a Política Nacional Brasil Sorridente, de Saúde Bucal. O encontro acontecerá no auditório da SES, a partir das 8 horas, e seguirá durante toda a manhã, segundo informações do diretor de Atenção Integral à Saúde (DAIS), João Lima Júnior, acrescentando que o evento também é voltado para os coordenadores municipais de Saúde Bucal e entidades odontológicas como o Conselho Regional de Odontologia e o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Sergipe.
A reunião terá a presença da coordenadora nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida, e vai dissecar com os gestores da área a política nacional na Atenção Básica, na Média Complexidade e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), unidades do programa Brasil Sorridente. Sergipe conta com 12 destas unidades, sendo sete estaduais administradas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), da Rede Estadual de Saúde, e estão localizadas nos municípios de Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Capela, Laranjeiras, São Cristóvão e Boquim. Os outros cinco são municipais.
“Com o reforço da equipe de gestão da Referência de Saúde Bucal na SES, autorizado pelo secretário Almeida Lima, foi possível avançarmos nas discussões e agenda da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Estado. Consequência deste fortalecimento é o fato de estarmos realizando esse encontro estadual, com a presença da coordenadora nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde”, enfatizou o diretor da DAIS, João Lima Júnior.
CEOS
Os Centros de Especialidades Odontológicas são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente e têm função de dar continuidade ao atendimento realizado na Atenção Básica, sendo um atendimento especializado e referenciado pela Atenção Primária. Os centros estão preparados para oferecer à população diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.
Panorama no Estado
Segundo dados da Referência Técnica Estadual de Saúde Bucal, Ana Paula Vieira Alves Mendonça, os CEOs estaduais atendem, me média, a 200 pacientes e dentro das especialidades, a de maior demanda é para o serviço de Endodontia, que está em torno de 300 usuários por unidade.
“Os Centros de Especialidades Odontológicas estaduais estão distribuídos assim: seis da modalidade II (Boquim, Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá, Tobias Barreto e Glória), com padronização de 04 cadeiras em cada um, e somente um na modalidade III (Capela)”, destacou a Referência Técnica, salientando que atualmente no Estado existe na Atenção Primária 409 Equipes de Saúde Bucal implantadas nos 75 municípios. Acrescentou que alguns CEOs fazem atendimento na especialidade de Prótese Dentária também.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Ascom/SES