Na noite do último domingo, 9 de julho, sete pessoas foram baleadas durante uma feira cultural no município de Laranjeiras, distante 24 Km de Aracaju. Cinco vítimas deram entrada no Hospital e Maternidade São João de Deus e as outras duas foram levadas ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) por familiares. Até o momento, nenhum dos envolvidos foi preso ou identificado.
Segundo informações de populares, as vítimas estavam no evento cultural ‘Laranjeirart’, na Praça da Matriz, quando uma dupla chegou de motocicleta e efetuou disparos de arma de fogo. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), as investigações apontam que os suspeitos estariam tentanto atingir um desafeto que estava no evento.
A SSP também informou que a Prefeitura de Laranjeiras não pediu a autorização da Polícia Militar (PM) para a realização do evento dentro dos prazos, conforme estabelecido pela Portaria n° 026/2011. “A administração não solicitou o apoio da PM. Há o destacamento, que recebe a requisição e encaminha para o Comando de Policiamento da Capital (CPMC). A polícia sequer foi avisada do evento, só fomos acionados após o ocorrido”, explicou a assessoria. Já a Prefeitura de Laranjeiras afirma ter pedido o apoio da PM com antecedência.
Os feridos tinham entre 15 e 19 anos de idade e eram todos do sexo masculino. Foram eles: Igor dos Santos, 16 anos, atingido na lombar; Josivaldo dos Santos, 17 anos, ferimento no dedo da mão direita; Everton Ygor Conceição Santos, 19 anos, ferimento nas pernas; José Fernando dos Santos, 15 anos, ferimento nas pernas; e Akson Rodrigues Almeida Santos, 18 anos, ferimento nas pernas. O caso mais grave é do jovem Igor dos Santos, que foi levado ao Huse.
Prefeitura solicitou policiamento fora do prazo
A Prefeitura de Laranjeiras protocolou ofício junto ao CPMC em Aracaju, no dia 27 de junho, assinado pela secretária adjunta de Turismo. solicitando o policiamento. O Art. 1º da Portaria nº 01, de 01 de março de 2011, editada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, e Resolução n° 001/2011, do Secretário de Segurança Pública do Estado, prevê que o responsável pelo evento deve protocolar, na organização policial responsável, a requisição de policiamento com antecedência mínima de 30 dias, a fim de possibilitar a mobilização necessária.
Já de acordo com a Portaria nº 026/2011, de 16 de março de 2011, que regulamenta a resolução anterior, a solicitação deve ser protocolada no Comando de Policiamento Militar da Capital (Rua Itabaiana 336, Centro), para os casos de eventos a serem realizados na Grande Aracaju. Já nos demais municípios, os interessados deverão dirigir-se às sedes dos respectivos batalhões.
Após o recebimento e em 20 dias antes do evento, os organizadores devem se apresentar na PM munidos de documento de identificação e alvará de funcionamento do local e da aparelhagem sonora, certidão de aprovação do projeto de segurança contra incêndio e pânico, certidão da Defesa Civil aprovando estrutura e permissão da autoridade de trânsito.
Redação SE Notícias
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