Uma das principais atrações dos festejos juninos são as comidas típicas. A gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Sieune Roberta Araújo, alerta sobre os cuidados com o valor calórico dos pratos típicos, já que a maioria tem como principais ingredientes o milho, o açúcar, o leite e o coco.
“O ideal para evitar cair nas tentações é fazer um lanchinho saudável antes de sair de casa, assim, a pessoa evita querer provar de tudo e exagerar na dose. A pessoa também pode escolher aquele alimento típico que tenha muita vontade de comer. O milho, além de nutritivo é energético e rico em fibras e carboidratos”, explicou.
Segundo Sieune a moderação é o caminho mais seguro quando se trata de comidas típicas, principalmente para aqueles que têm algum problema de saúde como colesterol e glicemia alta. A nutricionista dá dicas de como manter as receitas mais saudáveis, substituindo ingredientes calóricos por outros mais benéficos.
“Os alimentos juninos são muito calóricos. Cuidado especial para os diabéticos e hipertensos porque a maioria dos alimentos que compõem as preparações dos pratos juninos tem açúcar e o milho como principal componente e ele tem uma quantidade considerada de sódio. Substituir o leite integral pelo desnatado é uma boa pedida, o açúcar pode ser o demerara ou mascavo, além de utilizar o leite de coco”, disse.
Outro cuidado que deve ser adotado nesse período junino é sobre os aspectos de higiene, conservação e qualidade dos alimentos. “A preparação requer muito cuidado, principalmente com alimentos industrializados que devem estar dentro do prazo de validade. Os pratos típicos devem ser preparados no dia da festa já que contém coco e pode correr o risco de azedar, além de causar infecções intestinais”, alertou a gerente de nutrição.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN