Visando gerar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de negócios local e regional, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) atua nas áreas de Biotecnologia, Energia e Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Socioeducacional, através do fomento às atividades de pesquisa e de ensino, de apoio a empreendimentos de base técnica e industrial, e da gestão compartilhada de recursos humanos, materiais, físicos e técnicos, direcionados ao desenvolvimento social, institucional, econômico, da cidadania e da qualidade de vida.
Nesse sentido, Vitor Vaz, gestor de Projetos Sociais do SergipeTec, explica que as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo Parque Tecnológico são planejados e executados de maneira sistêmica, integrando o Estado, academia e empresas, de forma a construir e interligar redes de relacionamentos entre agentes atuantes em Inovação, Ciência, Tecnologia e Negócios.
“Por isso, é fundamental nos engajarmos e apoiarmos ações inovadoras ligadas à Ciência e Tecnologia, com o propósito de fortalecer e ampliar a interação com os protagonistas destes campos de atuação. Por exemplo, por meio do nosso Centro Vocacional Tecnológico [CVT], disponibilizamos à sociedade o nosso Laboratório de Eletroeletrônica [sala e equipamentos, com lotação de 20 pessoas], com o intuito de capacitar estudantes e profissionais em Sergipe, e também desenvolver produtos e projetos empresariais em Eletrônica, Robótica, Automação e Microcontroladores. Tudo isso, está disponível tanto para as empresas instaladas no Parque, como também para empresas e instituições de fora [do SergipeTec e de Sergipe]”, esclarece Vitor.
Ainda de acordo com Vitor, o Laboratório é para a sociedade. “Por exemplo, a BK Telecom, empresa lotada no SergipeTec, já nos solicitou algumas vezes o laboratório para desenvolver produtos dela. Outras instituições que também utilizam o nosso espaço é a Universidade Tiradentes, em virtude do nosso convênio com o Departamento ‘Unit Carreiras’, que atende à demanda, principalmente, dos graduandos do Curso de Mecatrônica; além da própria Universidade Federal de Sergipe [UFS], por meio da nossa parceria com o ‘Projeto Irradiar’, do qual parte dos fundadores e diretores são integrantes do Grupo de Pesquisa em Robótica, da UFS, o ‘GPRUFS’”, enumera.
Aparato de equipamentos disponível
01. Alicate amperímetro
02. Fonte de alimentação digital
03. Fonte de alimentação simétrica digital de bancada
04. Gerador de funções
05. Osciloscópio digital de 100 MHz
06. Alicate amperímetro com iFlex
07. Alicate wattímetro digital
08. Analisador de energia
09. Analisador de vibração com comunicação USB
10. Capacímetro digital
11. Década capacitiva
12. Década resistiva
13. Detector de tensão
14. Equipamento de teste de resistência de isolamento
15. Estação de solda digital microprocessada
16. Fresadora CNC 3 eixos
17. Gerador de funções 2 canais
18. Indicador de rotação de fases
19. Luxímetro digital
20. Medidor de energia Kwh monofásico
21. Medidor de energia Kwh trifásico
22. Multímetro digital de precisão
23. Multímetro digital RMS
24. Ponte LCR digital portátil
25. Sugador de solda, com corpo de alumínio, bico substituível.
26. Testador de isolação
27. Testadores de aterramento
28. Lupa c/ suporte com garras tipo jacaré.
29. Micro retifica.
30. Tacômetro foto/contato digital
31. Termo-higrômetro digital
32. Termômetro infravermelho
33. Kit educacional de robótica
34. Impressora 3D
35. Impressora colorida Laser
36. Impressora A3
37. Aspirador de pó portátil 750 w.
38. Escada de alumínio 3 degraus
39. Kit de ferramentas
Assessoria de Comunicação
Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec)
Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec)