Danças, rituais e elementos referências da cultura indígena no Brasil, foram destaques na tarde desta quarta-feira, 19, Dia do Índio. A programação promovida pela Biblioteca Infantil em parceria com o Colégio Ômega, contou com a participação de índios da tribo Kariri-Xocó, da região de Foz do Rio São Francisco.
As atividades começaram com a apresentação das turmas de 4º ano do Colégio que, vestidos a caráter, fizeram uma performance de dança, cantos e encenações. Para a coordenadora pedagógica do Colégio, Cledílma Brachtvogel, a aproximação dos alunos com a Biblioteca é muito positiva no processo de aprendizagem. “Realizamos projetos em parceira com a Biblioteca Infantil há três anos, não só no Dia do Índio, mas em outras datas comemorativas também. Os alunos gostam muito de estar aqui, e isso estimula a leitura e a busca por conhecimento”, defendeu.
Na ocasião, três representantes dos Kariri-Xocó, apresentaram para os estudantes a dança do ritual da Caça e a do Casamento. “É importante que os alunos conheçam e tenham interesse pela cultura indígena. Isso deixa a gente muito feliz, principalmente, neste dia 19 de abril que é nosso dia, aliás, todos os dias são nossos. Acho interessante a participação das escolas, pois eles também nos ajudam”, afirmou o índio Djawby, Mestre de Canto.
As estudantes Maria Eduarda Martins, de 08 anos, e Stefani Alves dos Santos, de 09 anos, participaram de uma demonstração de dança com os índios Kariri-Xocós e adoraram. “Achei muito legal poder dançar com eles”, disse Stefani. “Dia 19 de abril é Dia do Índio e a gente deseja paz e harmonia para eles”, acrescentou Maria Eduarda.
Segundo a contadora de histórias da equipe da Biblioteca, Osaneide Rosa dos Santos, a unidade tem o hábito de aproveitar as datas comemorativas para trabalhar temas que possam atrair as crianças para o ambiente literário. “A Biblioteca Infantil sempre mantêm parcerias com as escolas, como esta com o Colégio ômega. Hoje, além das apresentações trabalhamos outras atividades, como a história do Cacique Serigy, que poucas crianças conhecem”, concluiu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom / Secretaria de Estado da Cultura