“Comprei meu terreno tem mais de 15 anos. Agora, acredito que o meu plantio vai se desenvolver, porque o comércio vai ser facilitado com essa nova rodovia que vai ajudar no transporte da nossa agricultura”, disse o agricultor de Itabaiana, Josias Tavares Ferreira, que almeja o desenvolvimento, valorização do trabalho e da área na qual mora com a conclusão da Rodovia SE-255. No momento, 80 operários e 35 máquinas trabalham na execução da nova rodovia, que está sendo construída pelo Governo de Sergipe e ligará a cidade de Itabaiana à São Cristóvão.
Na obra, executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), o Governo do Estado investe R$ 58.140.592,81, recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste). A via interligará a BR-101, na altura do povoado Aningas, em São Cristóvão, passando por povoados dos municípios de Itaporanga e Areia Branca, à BR-235, precisamente no povoado Rio das Pedras, em Itabaiana.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o bom andamento dos trabalhos é notável. “Em algumas áreas estamos fazendo terraplenagem, outras áreas já está passando a camada de base de imprimação, anterior ao asfalto, e obras complementares no decorrer da rodovia”.
Reginaldo Oliveira trabalha como motorista e está entusiasmado com a obra. “Essa rodovia vai encurtar distâncias, para nós, que trabalhamos na região, é mais um ponto positivo. A estrada era só barro e lama e causava muitos transtornos tanto pra nós como nos nossos veículos, agora vai melhorar a vida de quem precisa passar sempre por aqui”, explica.
José Roberto, morador a 38 anos da região pela qual passa a rodovia, disse que a estrada representa um avanço pra região. “Tenho certeza que todos que moram aqui estão satisfeito com essa obra. Vai melhorar a nossa rotina e trazer mais desenvolvimento”, acredita.
A Rodovia
A rodovia terá 52 km de extensão e atende ao padrão estabelecido nas novas estradas estaduais. Ela terá dez metros de largura, sendo sete de pista de rolamento e três de acostamento, sistema de drenagem pluvial, sinalização horizontal e vertical, além da construção de duas pontes sobre riachos que cortam o percurso.