Por G1 SE
Volney Leite Alves (DEM) foi eleito prefeito de Carmópolis (SE) em eleição suplementar neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 6.230 votos, o que corresponde a 61,29% dos votos válidos, contra 3.934 de Luizinho (PSB), como é conhecido Luiz Guimarães Silva, equivalente a 38,71% (veja a apuração completa). Todas as 41 urnas eletrônicas terminaram de ser apuradas às 18h06 (horário local).
O município do leste sergipano tem 13.342 eleitores apto a votar. Com 100% das urnas apuradas, a abstenção foi de 2.582 (19,35%), brancos 191 (1,78%) e nulos 405 (3,76%).
A vitória marca o retorno Volney Leite à Prefeitura de Carmópolis, este será o 6º mandato dele como gestor municipal.
O cargo de prefeito está sendo ocupado interinamente, até que o vencedor dessa eleição suplementar seja empossado, pelo vereador e presidente da Câmara municipal, Luiz Guimarães Silva, o Luizinho, que também disputou no pleito deste domingo.
Valney Leite falou sobre os obstáculos a serem superados na nova gestão. “Temos ciência da situação por que passa a economia do país e em Carmópolis não é diferente. Mas, eu tenho experiência de algumas vezes que administrei o município. Vamos incentivar a geração de trabalho e renda e melhorar a saúde pública e a educação com uma merenda de qualidade. Na estrutura do município, vamos trabalhar para que a cidade volte a se desenvolver assim como aconteceu nas minhas outras gestões”, afirmou o prefeito eleito aos 75 anos.
Adversário
A disputa eleitoral em Carmópolis teve apenas duas chapas. Em segundo lugar, Luizinho falou sobre suas prioridades caso fosse eleito.
“Nós temos um problema muito grande a nível nacional que é o desemprego. Meu projeto primordial é abrir oportunidades para os jovens e mulheres, que 70% delas estão desempregadas no nosso município. Os homens também não podem só depender da Petrobras, que está em decadência. Temos que ter um mecanismo para sairmos dessa situação, a gente precisa qualificar o nosso povo para que conquistem um trabalho. Precisamos ampliar os cursos na escola técnica e fortalecer o polo industrial atraindo novas empresas para Carmópolis, isso vai ajudar a absorver a mão-de-obra”, disse Luizinho durante entrevista à TV Sergipe na manhã deste domingo (2).
Luizinho foi eleito vereador pela 3ª vez em outubro do ano passado e foi escolhido presidente da Câmara de Vereadores. Por isso, chegou a assumir interinamente como prefeito de Carmópolis no início deste ano e também disputou a eleição suplementar ao cargo do Executivo.
Entenda o caso
A chapa que venceu o pleito em 2016, formada pelos candidatos Volney Leite Alves e Theotonio Narcizo da Cruz Neto, teve o registro de candidatura negado pelo TRE/SE, cuja decisão foi mantida pelo TSE. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Guimarães Silva, exerce o comando da prefeitura de forma interina até a posse do novo prefeito que será eleito neste domingo (2).
De acordo com o TRE, embora os recursos interpostos por Volney e Theotonio ainda não tenham sido transitados e julgados com base em jurisprudência da corte superior, o TRE decidiu pelo agendamento de novas eleições independentemente da conclusão definitiva da ação.
Ausência eleitoral
O eleitor que deixou de votar poderá justificar a sua ausência no prazo de 60 dias, por meio de requerimento a ser apresentado em qualquer Zona Eleitoral. Quem não se justificar na forma e nos prazos previstos estará sujeito à multa imposta pelo Juiz Eleitoral.
A escolha do novo prefeito e vice-prefeito ocorreu em turno único das 8h às 17h, nos mesmos locais designados para o pleito de outubro de 2016. Foram disponibilizadas 51 urnas eletrônicas, sendo 41 para as seções e 10 de reserva.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram