A semana será de fortes emoções em Chapecó. Nesta terça-feira, às 19h15, Chapecoense e Atlético Nacional, irmãos depois da tragédia com o avião da equipe catarinense no fim de 2016, se enfrentam na Arena Condá pela partida de ida da Recopa, que coloca frente a frente os campeões da Sul-Americana e da Libertadores do ano anterior.
Os colombianos, inclusive, têm esquentado o clima da partida nas redes sociais. No início da madrugada, eles desembarcaram em São Paulo e postaram fotos da chegada. A equipe treina na capital paulista no domingo e viaja para Chapecó na segunda-feira. Antes mesmo da chegada, durante o voo, o clima já era de irmandade.
Principalmente no Instagram, o Atlético Nacional publicou diversas fotos nos últimos dias relembrando o acidente que deixou 71 mortos. Sempre abraçado por brasileiros nas publicações, o adversário da Chapecoense tem escrito textos sobre a relação com os brasileiros depois da tragédia do ano passado.
Na chegada, o twitter oficial do Atlético também agradeceu a recepção da Chape e reproduziu uma imagem feita pelo clube catarinense com a frase: “Quando um irmão nos visita, a cidade transborda de emoção. Bem-vindo”. Os colombianos responderam com os dizeres: “Assim nos dão as boas-vindas em Chapecó. Este sentimento de irmandade é mútuo e eterno!”.
Na tarde deste sábado, o Atlético Nacional embarcou para o Brasil e publicou:
– Nesta tarde, o Atlético Nacional viaja para um território no qual tem encontrado uma grande quantidade de simpatizantes. Desde a tragédia da Chapecoense e a solidariedade da nossa torcida, o sentimento agora é mútuo. A admiração que sempre existiu agora é recíproca. Realmente, temos sentido do povo brasileiro um grande respaldo. O país que tantas vezes enfrentamos esportivamente é o nosso próximo destino e desta vez vamos com a mala repleta de ilusões. Nossas redes sociais hoje contam com uma grande quantidade de seguidores brasileiros e, por isso, o coração bate a mil. Vamos a Chapecó, povo querido, povo irmão – publicou o Instagram oficial do Atlético Nacional.
Rapidamente, a imagem dos jogadores no avião foi tomada por comentários brasileiros, como “sejam bem-vindos”, “venham com Deus, sejam bem-vindos”, “campeões de solidariedade e respeito”, “o Brasil torce por vocês” e muitos outros.
Antes de chegar ao aeroporto para a viagem a Chapecó, o Atlético Nacional já havia escrito: “A final da Recopa será disputada entre Atlético Nacional e Chapecoense. As cidades de Medellín e Chapecó. Colômbia e Brasil. Dois povos distantes, mas irmãos. Duas populações desconhecidas, mas irmãs”.
Esta edição da Recopa, que é disputada em apenas dois jogos (de ida e volta), porém, será ainda mais especial. Chapecoense e Atlético Nacional se enfrentariam na final da Sul-Americana de 2016, mas o avião que levava o time catarinense a Medellín caiu e deixou 71 mortos. Por sugestão do clube colombiano, a Chape foi declarada campeã da competição e virou “irmã” dos colombianos.
A torcida do Atlético Nacional lotou o estádio Atanasio Girardot no dia em que a primeira partida da decisão da Sul-Americana seria disputada e protagonizou uma emocionante homenagem para as vítimas da tragédia. Desde então, o clube colombiano passou a ser adorado pelos brasileiros.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.