O município de São Cristóvão recebe nos dias 10, 11 e 12 de março, milhares de fiéis de todas as partes do país para participar da ‘Festa de Nosso Senhor dos Passos’. O tema deste ano será “Com Maria, seguindo os passos de Jesus”.
A festa é considerada a segunda maior peregrinação ocorrida no estado e uma das mais belas tradições religiosas e culturais do estado. Tradicionalmente, milhares de fiéis lotam a cidade de São Cristóvão para fazer orações, pagar promessas e renovar os pedidos a Senhor dos Passos.
Sobre a festa
Tradição do século XIX, a manifestação religiosa do Estado acontece com três procissões. Apesar de ter data móvel, acontece sempre na primeira quinzena da quaresma. Muitos romeiros começam a chegar à cidade na sexta-feira e no sábado para a procissão do domingo. A cidade fica cheia de devotos, que vêm pagar promessa e tentam chegar ao andor do Senhor dos Passos.
Evento é organizado pela igreja católica, com apoio da prefeitura, grupos de oração e devotos, a primeira procissão é noturna e acontece no sábado quando são cantados os sete primeiros passos da Paixão. Os cantos são realizados em locais pré-fixados e mantidos segundo a tradição, onde são erguidos pequenos altares com uma tela representando o passo a ser cantado (em latim).
Os fiéis carregam velas acesas, muitos dos ex-votos são deixados na igreja nesta noite. O cortejo sai da igreja de Nossa Senhora do Carmo, antecedido pelos Frades, cantores, músicos e promesseiros. A imagem do Senhor dos Passos sai encoberta por uma caixa forrada com tecido de cor roxa, e dirige-se até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória de onde sairá somente no domingo, ao final da tarde.
No domingo, acontecem missas em várias igrejas: Vias Sacras e Romeiros, com quatro horas de sermão, e a Procissão do Encontro. O ápice do ato é o encontro das imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Seguindo percursos distintos, a primeira sai da igreja matriz, ao tempo que a segunda sai do Convento do Carmo. Milhares de fiéis ganham as ruas e a Praça São Francisco para escutar o sermão e o canto da Verônica que enredam a comovente liturgia do catolicismo colonial.
Confira a programação abaixo:
Sexta-feira 10/03
Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos em São Cristóvão;
Sábado 11/03
Missas:
16h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
17h – Igreja do Carmo Maior;
17h – Igreja Matriz (Acolhida aos Romeiros);
19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência.
Domingo 12/03
Durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo.
MISSAS
06h – Igreja Matriz;
07h – Igreja do Carmo Maior;
07h30min – Igreja Matriz;
08h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
08h30min – Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior;
09h – Capela São João Batista (próximo à imagem do Senhor dos Passos do Alto da Favela);
09h – Igreja do Orfanato;
09h30min – Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
10h – Igreja Matriz (Missa Solene), / Igreja do Carmo Maior;
10h30min – Igreja do Amparo;
11h30min – Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
12h – Igreja Matriz / Igreja do Carmo;
14h – Igreja Matriz.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Com informações da Agência Sergipe de Notícias