Pelo terceiro ano consecutivo produtores de caprinos e ovinos realizam a Expo Feira de Itaporanda. O evento contará com uma programação diversificada com cursos, torneio leiteiro de caprinos, exposição de animais e show cultural.
De 17 a 19 de fevereiro será realizada a 3ª Expo Feira de Caprinos e Ovinos do município de Itaporanga D’Ajuda. O evento vai acontecer no Eco Parque Araticum, localizado no Povoado Bodega Nova, e contará com uma programação diversificada com cursos, torneio leiteiro de caprinos, exposição de animais e show cultural. A feira vai reunir animais de vários municípios como Itaporanga, Lagarto e Boquim, como também de outros estados como Pará e Alagoas.
O presidente da Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Itaporanga, Ivo Teixeira Bomfim, disse que a expectativa é contar com a participação de 200 dos melhores animais do rebanho sergipano de caprinos e ovinos, e alcançar um volume de negócios superior a 40 mil reais. “A Expo Feira de Itaporanga cresce em quantidade e qualidade do rebanho a cada ano, passamos de um evento de 15 baias no primeiro ano de realização para 25 baias agora em 2017, isso representa uma participação maior do produtor interessado em fazer negócios”, explicou Ivo Bomfim.
“Essa feira de animais é mais uma demonstração da qualidade genética que tem alcançado o rebanho de caprinos e ovinos de Sergipe. Estão de parabéns os produtores que têm investido recursos financeiros próprios no melhoramento genético, na saúde e alimentação do animal. Com esta portura, estão alcançando expressivos resultados na produção de leite e na carcaça do animal, ou seja, no rendimento da carne para comercialização”, destacou o secretário de estado da Agricultura, Esmeraldo Leal.
Esmeraldo falou ainda da participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) que estão apoiando na logística com barracas e caminhões. “É importante acentuar o trabalho realizado pela empresa pública de assistência técnica do Estado (Emdagro) que tem contribuído na logística das feiras e também na capacitação dos produtores e cuidadores, a exemplo do que vai acontecer na Expo Feira de Itaporanga com realização de cursos de casqueamento e de cortes finos, alem de toda orientação quanto à saúde e alimentação dos animais, como também tem acontecido em relação ao rebanho bovino no alto sertão”, sublinhou o secretário.
Dom Távora
Um dos diferenciais da Expo Feira de 2017 será a participação de novos produtores que estão sendo atendidos pelo Projeto Dom Távora. O governo, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, disponibiliza recursos financeiros para que grupos de produtores, de forma comunitária, amplie a produção de animais de corte e de leite, e se capacite para tornar o negócio produtivo e rentável. “O momento da exposição servirá também de articulação e troca de experiência entre os grandes e os pequenos e médios produtores apoiados pelo Dom Távora”, acrescentou Esmeraldo.
Tamanho do rebanho sergipano
O médico veterinário da Emdagro, Marcos Franco, que acompanhando a realização da Expo ferira de Itaporanga, confirmou que o rebanho de caprinos e ovinos em Sergipe tem crescido em quantidade e qualidade. “Hoje temos um rebanho com uma boa genética de caprinos e ovinos, que não deixa a deseja em relação a outros estados do Brasil. Nossa estimativa é de um rebanho de 150 mil ovinos e 70 mil caprinos em todo o estado, com maior quantidade de animais no alto sertão sergipano”, disse.
Programação da Expo Feira
Começa deia 17 com o torneio leiteiro e vai até o domingo encerrando com premiações e show cultural, mas os produtores têm possibilidade de contar com varias oficinas que antecedem o evento, confira a programação:
*Dia 15/02/2017 – Quarta-feira
Curso de Corte Finos das Carnes de Ovinos e Caprinos.
Horário: 8h às 12h
Local: Clube Municipal de Itaporanga – Centro da Cidade.
*Dia 16/02/2017 – Quinta-feira
Entrada dos animais para expo feira
Horário: 12h às 18h
Inicio do Torneio Leiteiro
Horário: 19h
Às 20 horas parque fechado para visitas
*Dia 17/02/2017 – Sexta-feira
Às 6h – Abertura do parque para visitas
Às 7h – Primeira ordenha
Das 9h às 11 – Curso de Casqueamento
Às 11h – Abertura oficial da Expo Feira
Das 13h às 14h, apresentação do Grupo de Danca
Cacumbi do Mestre Juarez.
Das 14h às 16h – Curso de Casqueamento (2ª turma)
Das 14h às 17h – Apresentação do Trio Pé de Serra FUMO de GASTO
Às 19h – Segunda Ordenha.
Às 20h PARQUE fechado para visitas
*Dia 18/02/2017 – Sábado
Às 6h – Abertura do parque para visitas
Às 7h – Terceira Ordenha
Das 13h às 14h – Apresentação do Grupo de Dança
Roda de Samba de Coco NOVA GERACAO (ILHA MEM DE SÁ).
Das14h às 17h – Apresentação do Trio Pé de Serra – Fumo de GASTO
Às 19h – Quarta ordenha
Às 20h – Parque fechado para visitas
*Dia 19/02/2017 – Domingo
Às 6h – Abertura do parque para visitas.
Das 9h às 9h30 – Balança de Ouro.
Das 10h as 10h30 – Entrega das Premiações.
Às 11h – Apresentação de Maria Aboiadeira de Porto da Folha .
Apresentação do Trio Pé de Serra Branquinho.
Às 12h – Encerramento
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Texto: Ednilson Barbosa – Jornalista da Ascom Seagri
Foto: Augusto César de Melo Filho