Os alunos da Escola Estadual Armindo Guaraná, localizada no município de São Cristóvão, realizam uma exposição fotográfica no período de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, no auditório da unidade escolar.
Os estudantes receberam o certificado pela participação e envolvimento no projeto de extensão do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), intitulado “Fotografia, vídeo e identidade social”.
A exposição conta com aproximadamente 30 imagens produzidas em 2016. O evento marcou o final do primeiro ano do projeto, que terá continuidade em 2017 com as produções em vídeo.
Projeto Fotografia, vídeo e identidade social
Criado em janeiro de 2016, o projeto “Fotografia, vídeo e identidade social”, coordenado pelas professoras Maria Beatriz Colucci e Moema Costa, vinculadas ao Departamento de Comunicação Social (DCOS) da UFS, teve as aulas iniciadas com os alunos da Escola Estadual Armindo Guaraná após início do semestre letivo.
A iniciativa conta com o apoio da direção da escola e o envolvimento da professora de arte, Patrícia Pedral da Costa. Para ela, a participação dos estudantes é importante, pois eles aprendem por meio das atividades práticas. “Além disso, o projeto desperta a criatividade, o olhar diferenciado das relações sociais, e por ser uma atividade interdisciplinar, colabora para o aprendizado em outras disciplinas”, verificou.
A escolha da unidade escolar levou em conta a comunidade onde a UFS está inserida, no caso o bairro Jardim Rosa Elze, em São Cristóvão. “A escola aqui é vista como local em que diferentes sujeitos constroem, através da fotografia, suas narrativas, recriando memórias pessoais e da cultura local’, observou a professora Maria Beatriz Colucci.
As atividades foram realizadas por aproximadamente oito meses, sempre às quartas-feiras, de 8h30 às 11h30. As aulas foram ministradas no contraturno escolar.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Seed