Em entrevista concedida à TV Sergipe nesta quinta-feira, 17, o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, falou sobre a realização do plebiscito para definir a quem pertence a área da Zona de Expansão.
Na última segunda-feira, 14, o prefeito João Alves Filho, o vice-prefeito José Carlos Machado, e a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães, entregaram à presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Maria Aparecida Santos Gama da Silva, um decreto legislativo que trata sobre a realização do plebiscito.
Durante a entrevista, o vice-prefeito elogiou o apoio da Assembleia e do TRE/SE para solucionar o problema. “Tivemos uma boa receptividade da presidente do TRE, que na ocasião disse uma frase importante: ‘faltava vontade política’. E eu concordo com isso, porque bastou o prefeito eleito assumir esse compromisso com a população”, comentou.
Segundo José Carlos Machado, o prefeito João Alves Filho há muito se preocupa em resolver o impasse que envolve as áreas do Mosqueiro, Areia Branca, São José e Terra Dura (Santa Maria), além dos núcleos habitacionais Santa Maria, Maria do Carmo e Antônio Carlos Valadares.
“Muito antes da candidatura João procurou o Supremo Tribunal Federal para ouvir a opinião de especialistas. Todos disseram que a Constituição Federal estabelece a exigência do plebiscito, não se pode mudar o limite entre dois municípios sem ouvir as populações envolvidas”, disse.
“Há mais ou menos 60 dias, de posse de 1.800 assinaturas, na companhia de lideranças das áreas conflitadas, encaminhamos à presidência da Assembleia o pedido para que se iniciasse o processo que culminou com a aprovação no Legislativo. A participação da presidente da Assembleia Legislativa foi fundamental no processo”, explicou Machado.
Para o vice-prefeito, a situação já poderia ter sido resolvida anteriormente, mas diz estar confiante de que agora, após o empenho da atual gestão, o problema terá solução. “Gestores que administraram Aracaju nos últimos 20 anos foram, no mínimo, condizentes com tudo isso. Agora, aguardamos os trâmites legais, mas estou confiante. É possível que ainda este ano já estejamos realizando o plebiscito”, avaliou.
Agência Aracaju de Notícias