O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recebeu 722 pessoas durante este final de semana (23 a 25 de outubro). Desse total, 110 ficaram internados e em observação para tratamento. Considerado um hospital de alta complexidade e o maior do estado, o Huse continua lotado devido aos atendimentos de baixa complexidade que chegam na Área Azul. Neste final de semana foram 176 pacientes no setor.
O que mais chamou a atenção foi o quantitativo de vítimas de queda. Em sua maioria, as vitimas são idosos com idades entre 70 e 90 anos. Para se ter uma ideia, nesse final de semana foram registradas 64 pacientes vítimas de queda, sejam eles da própria altura, de animais ou de bicicleta.
A aposentada Laurinda dos Santos, 85, sofreu uma queda em casa, o que ocasionou um trauma no quadril. A paciente está na Área Verde Trauma do Huse, onde já aguarda pela cirurgia. Outro paciente que também está na mesma situação é o Hudson Vilar, 52, que estava trabalhando em casa e subiu em uma escada para fazer um serviço na parte superior. Ele despencou da escada e fraturou a perna, além de ter algumas escoriações pelo corpo. Hudson passou pelo primeiro tempo da cirurgia e está na enfermaria aguardando o segundo tempo cirúrgico.
O diretor clínico do Huse, Marcos Kroger, chama atenção para os cuidados com as crianças e principalmente os idosos que são as principais vítimas. “Temos que chamar atenção para esses casos que chegam ao hospital. Os acidentes domésticos com crianças são grandes e com os idosos são as quedas da própria altura. O quadro clínico de um paciente desse é muito complicado, em sua maioria fraturas de fêmur. É preciso adequar os espaços em casa para garantir segurança e cuidado com crianças e idosos”, explicou.
A Ortopedia e a Sala de Sutura do Huse registraram 319 pacientes. Na Ala Azul adulto, 176 pacientes com baixa complexidade foram atendidos. Já no Hospital Pediátrico do Huse foram registrados 146 atendimentos. Entre pronto socorro e Área Azul infantil.os ambulatórios de fisioterapia, psicologia, oncologia e radioterapia, foram 52 atendimentos.
Os acidentes motociclísticos já fazem parte das estatísticas e registraram 64 atendimentos. Os acidentes automobilísticos houve uma redução neste final de semana e foram apenas 3 vitimas. Já as vitimas de arma branca e de fogo, totalizaram 15 atendimentos.
Fonte: FHS