A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro de 2026. Com a conquista, a agremiação de Niterói (RJ) chegou ao seu 4º título.
Neste ano, a escola homenageou a trajetória e o legado de Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, um dos maiores nomes da história das baterias do carnaval carioca, com o enredo Para cima, Ciça!.

Juliana Paes voltou ao cargo de rainha de bateria da Viradouro – Foto: Douglas Shineidr/Especial para o Terra
Na avenida, a Viradouro emocionou a Sapucaí com homenagens ao desfile histórico de 2007. Já na apuração, a agremiação teve apenas duas notas 9.9 no quesito ‘fantasias’ e no quesito ‘samba enredo’, e gabaritou as demais avaliações.
No Sambódromo do Sapucaí, a Viradouro, 4ª colocada no carnaval de 2025, foi a terceira a desfilar na 2ª noite e comoveu com uma releitura de um dos momentos mais icônicos da história da escola: o carro do xadrez, com a bateria posicionada no alto da alegoria, no enredo A Viradouro Vira o Jogo.
Em 2026, a agremiação atualizou o conceito, destacando a importância do Mestre Ciça para a construção da identidade da Viradouro. O desfile também marcou o retorno de Juliana Paes ao posto de rainha de bateria.
A atriz global, que participou do desfile histórico de 2007 e fez sua última participação como rainha de bateria da escola em 2008, retornou ao posto após 18 anos. Juliana Paes também se emocionou após o anúncio do resultado: “Eu falei, eu não presto pra apuração porque eu pago mico, eu incomodo quem está do lado. Mas é isso, é inevitável sentir [essa emoção]”.
O samba-enredo foi assinado pelos compositores Claudio Mattos, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Lucas Neves, Rodrigo Rolla, Ronaldo Maiatto, Bertolo, Silvio Mesquita, Marcelo Adnet, Anderson Lemos, Sandrinho e Thiago Meiners.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Portal terra





















































