A procura por pescados, frutos do mar e ovos de páscoa aumentam consideravelmente no período que antecede a Semana Santa e a Páscoa. Para fiscalizar os produtos comercializados no mercado, a Vigilância Sanitária de Aracaju visitou os principais pontos de venda dos produtos entre as redes de supermercados presentes no município. Nesta segunda-feira (26) foram feitas inspeções nas prateleiras e gôndolas de estabelecimentos situados no bairro Siqueira Campos e Centro. Na próxima semana, a Vigilância de Aracaju vai promover também inspeções no setor de pescados do Mercado Municipal Albano Franco.
Durante a manhã de atividades, a fiscal sanitária Suely Santana Costa promoveu inspeções sobre os chocolates. Ela reuniu dirigentes dos estabelecimentos e reforçou que os ovos de páscoa vendidos devem trazer em local visível para o consumidor os prazos de validade. “A nossa principal orientação é que a pessoa tem que ficar atenta para validade do produto e essa informação deve estar acessível. O consumidor também não deve levar para casa ovos de páscoa com embalagens danificadas ou não acondicionados corretamente”, explicou reforçando eu nesses casos os próprios estabelecimentos devem ser alertados e retirar o produto da prateleira.
No decorrer das inspeções da segunda-feira foram aprendidos 7kg de bacalhau num supermercado situado no Centro. O motivo foi a exposição dos produtos fora da temperatura adequada para preservação, ou seja, refrigeração entre -5° e 0°C. O aposentado Leoni dos Santos aprovou a necessidade de serem feitas inspeções nos produtos. “Sempre é bom prestar atenção, em especial nos peixes. Eu, como comprador, busco observar se o pacote com o pescado está bem fechado e congelado”, disse.
De acordo com o fiscal e técnico da Gerência de Alimentos e Serviços Veterinários da Saúde de Aracaju, Juliano Santos, o mais importante ao comprar peixes ou frutos do mar é que o comprador observe a aparência, as cores e as texturas dos pescados. “O consumidor deve verificar a questão do olho do peixe. Se estiver escuro e um pouco profundo não é interessante, porque já está em um período de decomposição. Suas guelras devem ser vermelhas, odor característico e os olhos brilhantes e salientes. Já os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça”, disse.
Segundo o técnico nos supermercados os peixes devem estar mantidos sob refrigeração entre -5° e 0°C ou sob gelo em escama.
“Nos peixes, as escamas também são fundamentais, não podem se soltar com facilidade e devem estar com a cor clara e bem fixas. Quanto ao camarão, devemos observar a textura dos camarões, analisando alguns fatores. A casca deve ser firme e fresca e a cabeça aderente ao corpo. Os camarões cozidos devem ser firmes e brilhantes, já os crus têm que estar com a casca acinzentada. O consumidor deve evitar comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos”.
Acompanhe o SE Notícias pelo Twitter e no Facebook.
Informações da ASCOM PMA.