Nos dias que antecedem a Semana Santa, período em que a venda do peixe aumenta significativamente, devido à época em que é seguida tradição religiosa de comer peixe, a Vigilância Sanitária de Aracaju fiscalizou 22 estabelecimentos entre supermercados, peixarias e o último local a ser visitado foi o Mercado Municipal de Aracaju, onde foram inspecionados 55 pontos.
De acordo com o fiscal e técnico da Gerência de Alimentos e Serviços Veterinários, Juliano Santos, a vistoria aconteceu nas bancas onde o pescado é comercializado. “As medições de temperatura das bancas são realizadas três vezes em cada produto para garantir a refrigeração necessária”, explicou.
O técnico explica que foi analisada a qualidade em que os produtos se encontravam e aproveita a ocasião para dar dicas de como devem estar os peixes e mariscos comprados. “O consumidor deve verificar a questão do olho do peixe. Se estiver escuro e um pouco profundo não é interessante, porque já está em um período de decomposição. As escamas também são fundamentais, não podem se soltar com facilidade devem estar com a cor clara e bem fixas. É bom também observar a textura no caso dos camarões. É importante analisar alguns cuidados, pois a casca deve ser firme e fresca e a cabeça aderente ao corpo, os cozidos devem ser firmes e brilhantes, já os crus têm que estar com a casca acinzentada. Evite comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos”, ressaltou.
Os comerciantes aprovaram a iniciativa, já que a população só tem a ganhar com isso e consequentemente as vendas aumentam.
Com informações do A8SE