A Diretoria de Vigilância em Saúde de Aracaju, através da Vigilância Sanitária Municipal (Covisa), apreendeu 1.020 quilos de gelo na noite de ontem (24), nas imediações do Forró Caju. A mercadoria estava armazenada sem o condicionamento adequado para o consumo humano. Em seis dias de festa, esta foi a única ocorrência envolvendo ambulantes e a venda de alimento irregular.
Diariamente, seis fiscais da Vigilância Sanitária atuam na área da festa, vistoriando os estabelecimentos que comercializam comidas e bebidas. Iniciando os trabalhos ainda na parte da tarde, os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal vistoriam previamente os alimentos que serão consumidos à noite, começando a fiscalização a partir das 15h.
“O gelo apreendido estava em sacos verdes, sem identificação e abertos. Encontramos o produto armazenado num caminhão sem estrutura para conservação do mesmo, apresentando ferrugem e mofo. Todo o gelo foi levado para uma área livre da cidade e descarregado para evitar que populares aproveitassem o gelo para consumo próprio. Este produto seria usado na conservação de bebidas e também no preparo de coquetéis”, informou o gerente de Saúde Ambiental, Geraldo Santana.
Segundo explicou Santana, todo o trabalho da Vigilância Sanitária é acompanhado por profissionais da Guarda Municipal. “É comum encontrarmos resistência por parte dos comerciantes irregulares de gelo. Assim, realizamos nosso serviço em parceria com os policiais da Guarda Municipal, garantindo assim a segurança da fiscalização”, disse.
Fonte: SMS