Vereadores de São Cristóvão estiveram reunidos nos dias 23 e 24, no auditório do Quality Hotel, em Aracaju, durante o Encontro Nacional de Gestão Pública, que discutiu essencialmente o desafio de administrar dentro dos limites prudenciais.
O evento foi realizado no auditório do Quality Hotel Aracaju, com a participação de 300 participantes. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheiro Clóvis Barbosa fez a abertura do Encontro.
O município de São Cristóvão foi representado pelos vereadores: Vanderlan Correia (PMDB), presidente da Câmara; Paulo Júnior (PSL), Djalma Santana (PRP), Vanderlan Nego (PRP), Tony da Academia (PSC), Irmão Gibson (PSC), Irmão Lilo (DEM), Leandro da Renovação (SDD), Edson Pereira(SDD), Rafael Oliveira (PT), Morgan Prado(PPS), Diego Prado (PSDB), Rege do Rosa Maria (PSDB) e Adailton Lopes (PMDB). Além de Vivian Isabela diretora financeira e Hilton Rodrigues, auxiliar financeiro da Câmara.
O presidente da Câmara, vereador Vanderlan Correia, aprovou o evento. “Nosso município, enfrenta um momento difícil, e por esta razão a importância dos parlamentares se qualificarem em prol dos interesses da população”, disse o parlamentar.
Palestrantes
Clóvis Barbosa – O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheiro Clóvis Barbosa abriu o Encontro Nacional de Gestão Pública. O tema abordado pelo presidente do TCE/SE foi: O CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS E O PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA.
Danilo Falcão – As atribuições típicas do Poder Legislativo e o Princípio da Separação e Independência dos Poderes. Esse foi tema ministrado pelo advogado Danilo Falcão, um dos mais tarimbados profissionais na área de Assessoria e Consultoria em Direito Público.
Henrique Cardoso – Um dos palestrantes mais esperados no Encontro Nacional de Gestão, foi o diretor do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária do Ministério Público do Estado de Sergipe, o promotor de Justiça, Henrique Ribeiro Cardoso. A palestra do promotor Henrique Cardoso foi no dia 24 ele falou sobre a Defesa do Patrimônio Público de Sergipe.
Antônio Malheiros – O CONTROLE EXTERNO DO TRIBUNAL DE CONTAS E O AUXÍLIO AO LEGISLATIVO NO JULGAMENTO DAS CONTAS MUNICIPAIS. O TCE/AC tem orientado os prefeitos a seguirem o princípio da transparência e obedecerem aos mandamentos legais, no tocante à Lei de Licitação.
Jeferson Passos – O secretário municipal da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos foi um dos destaques do Encontro Nacional de Gestão Pública. O tema abordado pelo auxiliar do prefeito Edvaldo Nogueira foi o saneamento das finanças públicas dos municípios.
César Gama – O biólogo e ex-secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, César Gama, abordou o licenciamento ambiental como importante instrumento de gestão na Administração Pública.
Antônio Dourado – O papel do Tribunal de Contas na formação dos novos gestores. Foi com essa larga experiência no tema que o auditor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Antônio Dourado Vasconcelos ministrou sua palestra para prefeitos, secretários municipais, presidente de Câmara de Vereadores e parlamentares sobre a importância das Cortes de Contas abrirem as portas para os novos gestores.
Jorge Husek – O controle interno é hoje um dos pontos mais valorizados na administração pública e os gestores públicos têm investido, cada vez mais, nessa área. O controle em si figura como uma das cinco funções universais da Ciência da Administração, a saber: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Leonardo de Assis Dias – O economista Leonardo de Assis Dias, Consultor de Políticas Públicas do Sebrae/SE foi um dos palestrantes do Encontro Nacional de Gestão Pública. O tema de Leonardo Dias foi A importância da Lei Geral das ME, EPP e MEI para o desenvolvimento do município.
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações da Ascom/Câmara