A noite do dia 6 foi especial para os participantes da sessão plenária na Câmara de Vereadores de Rosário do Catete. Em ato solene, o prefeito Laércio Passos, gestores, parlamentares e representantes da comunidade puderam acompanhar a história de jovens que fazem parte do Projeto NAIM, que é coordenado pelo pároco da cidade, Jeferson Pinheiro, e está voltado para recuperação e orientação de jovens que passam por problemas que os desvirtuam do meio social.
No auditório da Câmara, o pároco Jeferson explicou como a ação é desenvolvida na comunidade. “Conversamos e orientamos os participantes em reuniões que debatem quais são os principais valores de nossa sociedade contemporânea. Sabemos que nossos jovens estão expostos a muitas coisas ruins, por isso, precisamos dar mais atenção a eles”, orientou.
O padre também falou da importância da participação dos entes públicos no projeto. “Precisamos também da mobilização dos nossos gestores nessa ação. É necessário que eles façam a sua parte, dando conselhos, orientando a população e dando oportunidades para o desenvolvimento sociocultural e educacional para todas as classes de nossa comunidade. Só assim, vamos ter êxito em nosso projeto”, cobrou o pároco Jerfeson.
Também no evento, o prefeito Laércio Passos (PSD) falou para os presentes. “A primeira dama (vereadora Amélia Correa) faz parte do Projeto. Por isso, tento fazer de tudo para apoiar, porque em recente reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública e o delegado local, ficamos tendo conhecimento de sérios casos que estão acontecendo em Rosário do Catete, relacionado ao consumo e tráfico de drogas. É preciso que as famílias despertem para esse problema e junto com a Prefeitura e Igreja, consigamos afastar esse mal que acomete não somente a comunidade, mas todo o Estado”, afirmou o gestor.
Sem empecilhos
O presidente da Câmara de Vereadores, Delson Leão (PSB), reforçou o argumento sobre a presença da família e Igreja na vida dos cidadãos. Para o parlamentar, é necessário mais ênfase, por parte dos gestores. “O prefeito mesmo sabe, que nós vereadores de Rosário, sendo oposição ou não, fazemos de tudo para aprovarmos os projetos que surtam efeito positivo na comunidade. Fazemos de tudo para que as coisas caminhem sem empecilhos. Por isso, que é necessário que todos se juntem em uma única causa na recuperação de nossos jovens”, ressaltou.
Participante da ação, a estudante Isabella Santos Franco, de 16 anos, subiu a tribuna e falou da sua experiência no Projeto NAIM. “Muito bom ter conhecimento da palavra do senhor Jesus Cristo, em nome de Deus. Saber que nele eu posso ser confiante e com essa confiança conquistada correr atrás dos meus sonhos. Fiquei surpreendida quando cheguei ao projeto e pude conhecer nele as pessoas envolvidas e também saber que nem tudo pode ser julgado pela aparência. Hoje estou muito feliz”, afirmou a jovem, que pretende ser psicóloga.
A solenidade também contou com a participação dos demais parlamentares que também destacaram a preocupação com o crescente número de casos de drogas em Rosário do Catete. O presidente Delson Leão encerrou a cerimônia convidando aos jovens presentes a participarem mais das sessões plenárias e destacando a importância da aproximação da comunidade na vida política do Município.
T. Dantas Comunicação